Na temporada 2011, o Palmeiras disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma positiva para o Verdão com uma boa campanha no Paulistão, mas não terminou da forma como a torcida sonhava. Na fase de classificação, o Alviverde terminou em 2º, com 41 pontos.
Quem ficou à frente do Palestra foi o rival São Paulo, com a mesma pontuação, mas que levou a melhor pelo critério número de vitórias. O Tricolor somava 13 vitórias, enquanto o Palmeiras 12.
Corinthians (38 pontos), Santos (38 pontos), Ponte Preta (32 pontos), Oeste (31 pontos), Mirassol (30 pontos) e Portuguesa (28 pontos) fecharam a lista dos oito classificados ao mata-mata. Nas quartas de final, o Verdão superou o Mirassol com um placar apertado (2 a 1).
Chegando na semifinal, no entanto, o Alviverde acabou superado pelo arquirrival Corinthians. Nos 90 minutos, os times empataram (1 a 1), o que levou a decisão da vaga na final para as penalidades, e o Alvinegro venceu (5 a 6), para ser vice-campeão diante do Santos em seguida.
Na Copa do Brasil, o Palmeiras realizou uma campanha mediana e foi eliminado de forma traumática. Inicialmente, o Porco superou Comercial-PI, Uberaba-MG e Santo André, na primeira fase, segunda fase e oitavas de final, respectivamente.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O adversário nas quartas de final foi o Coritiba e, no jogo de ida, o Verdão não teve chances e foi goleada (6 a 0) no Couto Pereira. Com o revés expressivo, a equipe paulista até venceu no Pacaembu (2 a 0), mas acabou eliminado pelos paranaense, que mais tarde foram vice-campeões diante do Vasco da Gama.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Na Sul-Americana, o Palmeiras entrou na segunda fase e não passou disso. O adversário foi o compatriota Vasco da Gama, que venceu no jogo da ida, em São Januário, por um placar confortável (2 a 0). Na volta, no Pacaembu, o Porco chegou a vencer (3 a 1), mas foi eliminado pelo critério de gol fora de casa.
Quanto ao Brasileirão, o Alviverde realizou uma campanha mediana e terminou na 11ª colocação, com 50 pontos. Foram 11 vitórias, 17 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 42.86%, ainda com 43 gols marcados e 39 sofridos, saldo positivo de quatro.
Elenco do Palmeiras 2011
Goleiros
- Marcos
- Deola
- Bruno
Laterais direitos
- Cicinho
- Vítor
Zagueiros
- Thiago Heleno
- Chico
- Henrique
- Maurício Ramos
- Danilo
- Leandro Amaro
Laterais esquerdos
- Gabriel Silva
- Gerley
Volantes
- Márcio Araújo
- João Vitor
- Tinga
- Rivaldo
Meias
- Marcos Assunção
- Jorge Valdivia
- Patrik Silva
- Lincoln
- Pedro Carmona
Atacantes
- Kléber Gladiador
- Luan
- Maikon Leite
- Dinei
- Adriano Michael Jackson
- Wellington Paulista
- Vinícius
- Ricardo Bueno
- Fernandão
- Max Pardalzinho
- Miguel Bianconi
Técnicos
- Luiz Felipe Scolari