Na temporada 2002, o Palmeiras disputou o Torneio Rio-São Paulo, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Antes qualquer coisa, vale ressaltar que o Palmeiras, assim como os outros grandes de São Paulo e outras equipes de tradição, não disputou o Paulistão. O motivo foi o calendário cheio, e apenas times de menor expressão participaram.
Começando pelo Rio-São Paulo, o Palmeiras se classificou em 2ª na fase de grupos. Na semifinal, contra o São Paulo, o Verdão decepcionou com dois empates (1 a 1) e (2 a 2), o que classificou os são-paulinos pelo critério de gol fora.
Na Copa dos Campeões, o Palestra ficou em 1ª no grupo da morte com Bahia, Vasco e Atlético Mineiro. Nas quartas de final, deixou para trás o Fluminense em jogo único. Mesmo com os bons jogos, o Alviverde Paulista foi eliminado pelo Paysandu na semifinal, com uma derrota (3 a 1).
Ainda na primeira fase da Copa do Brasil, o ASA-AL eliminou os paulistas pelo critério de gol fora. Foi uma derrota em Alagoas (1 a 0) e uma vitória insuficiente em casa (2 a 1), e assim o Palestra acabou caindo.
Na primeira fase do Brasileirão daquele ano, aconteceu algo inédito na história do Palmeiras, só que negativo. Com apenas 27 pontos conquistados, o Palmeiras foi rebaixado pela primeira vez à Série B, ocupando a 24ª posição.
Goleiros
- Marcos
- Sérgio
- Diego Cavalieri
- Gilvan
Laterais direitos
- Francisco Arce
- Daniel Martins
- Léo Moura
Zagueiros
- Alexandre
- César
- Thiago Matias
- Leonardo
- Marco Aurélio
Laterais esquerdos
- Rubens Cardoso
- Adalto
- Misso
Volantes
- Rodrigo Taddei
- Jeovânio
- Claudecir
- Paulo Assunção
- Galeano
- Flávio
- Fernando
- Eller
- Magrão
Meias
- Fernandes
- Pedrinho
- Juninho
- Lopes
- Diego Souza
- Célio
- Alex
- Zinho
Atacantes
- Dodô
- Munoz
- Itamar
- Nenê
- Christian
- Juliano
- Dodô
- Adriano Louzada
- Anselmo
Técnicos
- Vanderlei Luxemburgo
- Karmino Colombini
- PC Gusmão
- Murtosa
- Levir Culpi