Na temporada 2022, o Operário-PR disputou o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Fantasma começou de forma mediana, com uma campanha satisfatória no Estadual. O time liderou entre 12 adversários na primeira fase, com 21 pontos somados.
Foi a mesma pontuação do 2º na tabela, o Coritiba, mas que ficou em desvantagem pelo saldo de gols (10 contra sete). Nas quartas de final, o Trem Fantasma encarou o São Joseense.
No jogo de ida, como visitante, o Operário-PR foi superado (2 a 1), mas reverteu jogando como mandante (2 a 0). Na semifinal, no entanto, não deu para o Fantasma, eliminado nas penalidades pelo Maringá (3 a 5), após empates nos confrontos de ida (1 a 1) e volta (0 a 0).
Decepção a nível nacional
Já na Copa do Brasil, a equipe paranaense foi uma completa decepção e foi eliminada ainda na primeira fase. O adversário em questão foi o Real Noroeste-ES, que venceu o confronto único (2 a 1), em casa, e se classificou no torneio.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O que já foi péssimo nacionalmente, se tornou ainda pior na Série B com o rebaixamento à terceira divisão. O Fantasma realizou uma campanha muito negativa e terminou na 19ª colocação, na vice-lanterna, com 34 pontos, superando apenas o lanterna Náutico, que somou apenas 30.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Nas 38 rodadas, o Trem Fantasma obteve sete vitórias, 13 empates e 18 derrotas, aproveitamento de 29%, com 31 gols marcados e 53 sofridos, saldo negativo de 22. Além de paranaenses e pernambucanos, foram rebaixados à Série C também CSA (42 pontos) e Brusque (34 pontos).
Elenco do Operário-PR de 2022
Goleiros
- Vanderlei
- Simão Bertelli
- Thiago Braga
- Guilherme Christino
Laterais direitos
- Arnaldo
- Lucas Mendes
Zagueiros
- Reniê
- Willian Machado
- Thales
- Dirceu
- Lucas Souza
- Gustavo Alcino
- Fagner Alemão
- Ronald
Laterais esquerdos
- Fabiano
- Romário
- Raphinha
Volantes
- Ricardinho
- Fernando Neto
- André Lima
- Leandro Vilela
- Lucas Vital
- Gustavo Lopes
Meias
- Giovanni Pavani
- Javier Reina
- Tomas Bastos
- Thomaz
- Rafael Chorão
- Marcelo
- Leandrinho
- Rafinha
Atacantes
- Felipe Garcia
- Paulo Victor
- Paulo Sérgio
- Júnior Brandão
- Felipe Saraiva
- Silvinho
- Rodrigo Pimpão
- Giovani Albuquerque
- Leonardo Kalil
- Jean Carlo
- Getterson Alves
- Pablo Diogo
- Schumacher
Técnicos
- Ricardo Catalá
- Claudinei Oliveira
- Matheus Costa