Na temporada 2001, o Internacional disputou a Copa Sul-Minas, o Torneio Viña Del Mar, Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Inter começou o ano pela Sul-Minas e não foi muito bem. Ficou em 2º no seu grupo, com oito pontos, atrás do Cruzeiro, com 12. Eram três chaves e, entre elas, avançaria aquele 2º com maior pontuação, caso do Grêmio, que somou 12. Portanto, o Saci foi eliminado da competição.
No Torneio Viña Del Mar, de caráter amistoso, nesta edição recebeu o nome de “Copa Viva Viña”, e o Colorado levantou troféu. Além do brasileiro, os chilenos Everton, Santiago Wanderers, Universidad do Chile e Universidad Católica participaram.
O adversário colorado na semifinal foi a Universidad de Chile. Com a bola rolando, os times empataram (1 a 1), mas nas penalidades o Inter venceu (7 a 6). Na decisão, o Internacional encarou a Universidad Católica e se sagrou campeão com uma vitória tranquila (3 a 0). Todos as partidas foram realizadas no Estádio Sausalito.
No Gauchão, o Inter não foi bem. Naquela edição, o Estadual foi disputado, inicialmente, com uma fase preliminar, e a equipe colorada entrou só depois. Porém, num octogonal com turno e returno, não foi bem e sequer chegou perto de beliscar uma vaga na decisão.
Precisamente, ficou em 5º no primeiro turno, com 11 pontos, enquanto no segundo terminou em 4º, com 10. Apenas os primeiros colocados avançariam à final, casos de Grêmio e Juventude. Inclusive, o Tricolor se sagrou campeão.
A equipe gaúcha também não se saiu bem na Copa do Brasil. Na primeira fase, até eliminou o Vila Nova, mas caiu já na fase seguinte, pelo Fortaleza. No jogo de ida, no Estádio Presidente Vargas, perdeu (1 a 0) e, na volta, no Beira-Rio, ficou no empate sem gols (0 a 0).
Em relação ao Campeonato Brasileiro, o Internacional voltou a não dar motivos para a torcida sorrir. Foi o 9º colocado na fase de classificação, com 40 pontos, cinco a menos que o Bahia, o 8º, com 45, que fechou a zona dos classificados ao mata-mata.
Elenco do Internacional de 2001
Goleiros
- Hiran
- João Gabriel
Laterais direitos
- Bruno Heleno
- Barão
- Denílson
Zagueiros
- Fábio Luciano
- Ronaldo Alves
- Gilmar Souza
- Fernando Cardozo
- Duílio
Laterais esquerdos
- Wederson
- Eros Pérez
- Dênis
Volantes
- Leandro Guerreiro
- Carlinhos
- Ânderson Luís
- Fábio Rochemback
- Marcelo Rosa
- Willian Santos
- Gil Baiano
- Tim
Meias
- Daniel Carvalho
- Jackson
- Martinez
- Paulo César
- Diogo Rincon
- Silvinho
- Leandro Tavares
- Juca
Atacantes
- Fábio Pinto
- Luiz Cláudio
- Lê
- Leandro Machado
- Fabiano Souza
- Leandrão
Técnicos
- Zé Mário
- Cláudio Duarte
- Carlos Alberto Parreira