Na temporada 2000, o Internacional disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Colorado início o ano de forma negativa na Sul-Minas. Na fase de grupos, ficou na 3ª colocação, com 9 pontos, e não avançou ao mata-mata. Apenas os líderes de cada chave e os melhores segundos iriam.
No Gauchão, o Inter entrou diretamente na segunda fase, disputada num octogonal. Antes, teve uma fase preliminar. O time de Porto Alegre terminou o primeiro turno na 3ª colocação, com 12 pontos somados, atrás de Caxias e Juventude, respectivamente.
Chegando no segundo turno, a história não foi muito diferente. A equipe colorada ficou na 2ª posição, com 18 pontos, superado pelo Grêmio, que somou 19. O Saci não avançou à final, disputada entre Caxias e seu arquirrival, líderes de cada turno. No fim, quem levou o troféu foi a equipe do interior, comandada pelo até então iniciante Tite.
Quanto a Copa do Brasil, o Colorado entrou na segunda fase e eliminou o Botafogo-SP. No jogo de ida, passou por apuros e foi superado pelos paulistas (2 a 1), fora de casa, mas, na volta, em seus domínios, reverteu a situação com uma grande vitória e avançou à terceira fase.
Nela, o adversário foi novamente um Botafogo, só que o carioca.. Entretanto, desta vez, a equipe gaúcha ficou pelo caminho. Os times empataram tanto na ida (2 a 2), no Beira-Rio, quanto na volta (1 a 1), no Maracanã, e o Alvinegro avançou às oitavas de final graças ao critério de gol fora.
No Brasileirão, que naquela edição foi batizado de Copa João Havelange, o Saci protagonizou uma boa campanha. Na fase de classificação, no Módulo Azul, ficou na nona colocação, com 38 pontos, e avançou ao mata-mata. Passavam os 12 primeiros na tabela.
Chegando nas oitavas de final, o Internacional superou o Athletico-PR, com um empate fora (0 a 0) e uma vitória apertada em casa (2 a 1). Entretanto, não passou do Cruzeiro nas quartas de final. Os times ficaram no empate sem gols na ida (0 a 0), com mando colorado, e a Raposa venceu em seus domínios (3 a 2).
Elenco do Internacional de 2000
Goleiros
- Hiran
- João Gabriel
- Preto
Laterais direitos
- Denílson
- Barão
- Márcio Goiano
Zagueiros
- Lúcio
- Ronaldo Alves
- Leonardo Valença
- Arnaldo Espínola
- Fernando Cardozo
Laterais esquerdos
- Dênis
- Marcelo Santos
Volantes
- Leandro Guerreiro
- Fábio Rochemback
- Marcelo Rosa
- Júlio César Enciso
- Carlinhos
- Alex
- Dunga
Meias
- Elivélton
- Diogo Rincon
- Juca
- Gil Baiano
- Tim
Atacantes
- Rodrigão
- Fabiano Souza
- Serginho
- Fábio Pinto
- Leonardo Manzi
- Clayton Dornelles
Técnicos
- Zé Mário