Na temporada 2003, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Taça Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Imortal começou o ano, como de praxe, pelo Gauchão. No entanto, não se saiu bem e sequer avançou às finais. Precisamente, ficou em último na fase de classificação, com apenas dois pontos.
Eram quatro times, das principais divisões nacional, na chave, casos de Internacional, Juventude e Caxias, além do próprio Tricolor, e a classificação ficou nessa mesma ordem, com o primeiro somando 11 pontos, o segundo 10 e o terceiro oito.
Já na Libertadores, a equipe gremista fez uma campanha positiva. Ficou em 1º no seu grupo, somando 10 pontos, à frente de Pumas UNAM, do México, Bolívar, da Bolívia, e Peñarol, do Uruguai, respectivamente.
Chegando no mata-mata, o Grêmio superou o Olímpia, do Paraguai, nas oitavas de final, com uma vitória fora (3 a 2) e outra em casa (3 a 0). Entretanto, caiu nas quartas de final pelo Independiente Medellín, da Colômbia, empatando no Olímpico (2 a 2) e perdendo no Atanasio Girardot (2 a 1).
Na Sul-Americana, o Imortal não teve chances. Dentro de um triangular com São Paulo e Vasco da Gama, a equipe gaúcha foi goleada em casa pelo primeiro (4 a 0) e apenas empatou fora com o segundo (1 a 0), o que ocasionou na eliminação precoce na fase preliminar brasileira.
Quanto ao Brasileirão, o Tricolor lutou contra o rebaixamento e se salvou por muito pouco. Precisamente, ficou em 20º, com 50 pontos, isso levando em conta que eram 24 times. Inclusive, o Grêmio ficou com a mesma pontuação da rebaixada Ponte Preta, mas levou a melhor no critério número de vitórias. Era um presságio do que viria no ano seguinte.
Elenco do Grêmio de 2003
Goleiros
- Danrlei
- Eduardo Martini
- Marcelo Pitol
Laterais direitos
- Ânderson Lima
- George Lucas
- Adriano
Zagueiros
- Anderson Polga
- Claudiomiro
- Felipe Baloy
- Renato Saldanha
Laterais esquerdos
- Roger Machado
- Gilberto
- Roberto
Volantes
- Amaral
- Tinga
- Gavião
- Leanderson
- Edu
- Emerson Leal
- Marcos Paulo
- Douglas Silva
Meias
- Rodrigo Fabri
- Bruno Ferraz
- Carlos Miguel
- Élton
- Eduardo Marques
- Jorge Mutt
Atacantes
- Caio Ribeiro
- Christian
- Cláudio Pitbull
- Luís Mário
- Flávio Ribeiro
- Basílio
- Marcelinho Rodrigues
Técnicos
- Tite
- Darío Pereyra
- Nestor Simionatto
- Adilson Batista