Na temporada 2002, o Grêmio disputou a Copa Sul-Minas, Taça Libertadores da América, o Campeonato Gaúcho, a Copa dos Campeões e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Imortal terminou a fase de classificação da Sul-Minas em 3º, com 29 pontos. 16 equipes participaram e os quatro primeiros colocado avançaram à semifinal, caso Tricolor Gaúcho.
A equipe gremista teve o Athletico-PR, segundo colocado, com a mesma pontuação, no mata-mata. No entanto, acabou eliminado com uma goleada sofrida em casa (5 a 1) e um empate fora (1 a 1). Com isso, se despediu da competição.
Na Libertadores, o Imortal conseguiu uma campanha interessante. Inicialmente, ficou na liderança do seu grupo com 12 pontos, à frente de Cienciano, do Peru, 12 de Octubre, do Paraguai, e Oriente Petrolero, da Bolívia.
Chegando no mata-mata, a equipe brasileira superou o River Plate, da Argentina, nas oitavas de final, e o Nacional, do Uruguai, nas quartas de final. Entretanto, não passou da semifinal e caiu para o Olímpia, do Paraguai.
No jogo de ida, fora de casa, o Grêmio foi derrotado num jogo movimentado (3 a 2), e venceu de forma simples n Estádio Olímpico (1 a 0). Com a igualdade no somatório dos resultados, a vaga foi decidida nos pênaltis e os paraguaios levaram a melhor (5 a 4). Inclusive, se sagraram campeão posteriormente sobre o também brasileiro São Caetano.
Como disputou a Sul-Minas, o Imortal entrou apenas na segunda fase do Campeonato Gaúcho. Porém, a participação gremista não durou muito. Precisamente, o time de Porto Alegre ficou em 2º no seu grupo, com quatro pontos, mas apenas o 1º avançava à final, caso do 15 de Novembro, que somou seis.
Quanto a Copa dos Campeões, uma nova decepção gremista. O Imortal ficou na lanterna do seu grupo, em 4º, com apenas dois pontos, e não avançou ao mata-mata da competição, se despedindo de forma precoce.
No Brasileirão, a equipe gaúcha protagonizou uma boa campanha na fase de classificação, ficando na 5º colocação, com 41 pontos. Naquele formato, os oito primeiros colocados avançavam ao mata-mata ,no que se encaixou o Grêmio.
O adversário nas quartas de final foi o Juventude e a equipe gremista avançou de forma apertada, com um empate sem gols fora (0 a 0) e uma vitória simples em casa (1 a 0). Porém, na semifinal, não deu para o Imortal diante do Santos. Com uma derrota na Vila Belmiro (3 a 0) e uma vitória magra em Olímpico (1 a 0), acabou eliminado para o Peixe, que viria a ser campeão.
Elenco do Grêmio de 2003
Goleiros
- Danrlei
- Marcelo Pitol
- Eduardo Martini
Laterais direitos
- Ânderson Lima
- Adriano
- Pedrinho
- George Lucas
- Luiz Fernando
Zagueiros
- Mauro Galvão
- Claudiomiro
- Anderson Polga
- Pablo Hernández
- Matheus Vivian
- Samuel
Laterais esquerdos
- Roger Machado
- Roberto
- Fábio de los Santos
- Fabiano Ferri
Volantes
- Tinga
- Emerson
- Fernando Menegazzo
- Gavião
- Lauro
Meias
- Zinho
- Gilberto
- Bruno Ferraz
- Élton
- Valdo
- Fábio Baiano
Atacantes
- Rodrigo Fabri
- Rodrigo Mendes
- Luís Mário
- Grafite
- Adriano Chuva
- César Santin
- Cláudio Pitbull
- Luizão
- Guilherme Weisheimer
Técnicos
- Tite