Na temporada 1987, o Grêmio disputou o Campeonato Gaúcho, a Série A do Campeonato Brasileiro, o Torneio de Berna e o Troféu Brugse Metten.
Após ser campeão em 1985 e 1986, o Imortal conseguiu o tricampeonato do Gauchão. No primeiro turno, ficou em 3º na fase de classificação, com 16 pontos, atrás de Internacional (20 pontos), Caixas (19 pontos) e Juventude (17 pontos).
Os quatro times foram para um quadrangular, vencido pelo Caxias (sete pontos), empatado em todos os critérios com o Tricolor, número de vitórias, gols marcados e sofridos, mas que levou a melhor, de forma inusitada, por meio de sorteio.
Internacional (cinco pontos) e Juventude (cinco pontos) completaram a classificação. No segundo turno, o Tricolor dos Pampas também ficou na 4ª colocação, desta vez com 15 pontos, atrás do Colorado (18 pontos), do Jaconero (18 pontos) e do Inter de Santa Maria (16 pontos).
No quadrangular, o Grêmio terminou em 2º, com nove pontos), mesma pontuação do campeão Internacional, mas desta vez foi superado no jogo de desempate, que terminou empatado sem gols no tempo normal (0 a 0) e o adversário venceu nos pênaltis (2 a 3).
Juventude (quatro pontos) e Inter de Santa Maria (dois pontos) completaram a tabela. Na classificação geral, o Tricolor ficou na 3ª colocação, com 31 pontos, superado pelo Colorado (38 pontos) e o Jaconero (35 pontos). Com a campanha, o Imortal se garantiu no hexagonal final.
Tricampeão
Mesmo não tendo vencido tanto o primeiro quanto o segundo turno, tendo a 3ª melhor campanha, o Grêmio foi campeão. O motivo foi o rendimento na fase final do Gauchão, quando ficou em 1º, com 16 pontos, dois a mais que seu arquirrival, que terminou em 2º com 14. Nos anos seguintes, em 1988, 1989 e 1990, o Tricolor dos Pampas garantiu mais três estaduais e foi hexacampeão.
Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Grêmio realizou uma campanha mediana. Presente no Módulo Verde da bagunçada e polêmica edição daquele ano, a equipe gaúcha, inicialmente, ficou na 2ª posição na primeira etapa da Chave A, com 12 pontos, atrás do Atlético-MG (14 pontos).Na segunda etapa, o Imortal terminou em 5º, com (seis pontos).
Galo (11 pontos), Flamengo (10 pontos), Palmeiras (sete pontos) e Botafogo (seis pontos) ficaram à frente. Com a campanha, o Imortal não obteve vaga na fase final da competição. Considerando a classificação geral, o Tricolor alcançou a 5ª posição, com 18 pontos, superado pelo Rubro-Negro do Rio de Janeiro (24 pontos), Internacional (18 pontos), Atlético-MG (25 pontos) e o Cruzeiro (21 pontos).
Torneio de Berna
Além das competições oficiais, o Grêmio jogou torneios amistosos, como era de costume na época, durante excursão na Europa. Um deles foi o Torneio de Berna, organizado pelo Young Boys, em Berna, na Suíça, com partidas disputadas no Estádio Wankdorf.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Quatro times participaram do torneio curto, Na semifinal, o Imortal teve pela frente o Benfica, de Portugal, e se classificou à final com uma vitória apertada (1 a 2). Na decisão, a equipe brasileira encarou o Neuchâtel Xamax, que antes havia eliminado o compatriota Young Boys, mas quem levou a melhor foi o Imortal (1 a 2) e levantou o troféu.
Troféu Brugse Metten
Outro torneio amistoso disputado pelo Tricolor dos Pampas foi o Troféu Brugse Metten, realizado na Bélgica e organizado pelo Club Brugge, assim como o anterior, de tiro curto. Na semifinal, o Imortal perdeu para o Steua Bucareste, da Roménia, nas penalidades (5 a 4) após empate sem gols no tempo normal (0 a 0).
+ Considere ser apoiador no Catarse e participe do nosso crescimento!
Com isso, o Grêmio foi para a disputa do 3º lugar e encarou o anfitrião, que na semifinal perdeu para a Seleção do Marrocos (1 a 2). Em confronto disputado, a equipe brasileira superou o Brugge (1 a 2) e encerrou sua participação de forma positiva. De volta ao Brasil, os gaúchos ainda jogaram amistosos antes do encerramento da temporada.
Elenco do Grêmio de 1987
Goleiros
- Mazarópi
- Chico
- Almir
Laterais direitos
- Alfinete
- Raul
- Giba
Zagueiros
- Fernando Astengo
- Henrique Etges
- Alexandre Precht
- Luís Eduardo
- Jorge Baidek
- Sandro Scapin
Laterais esquerdos
- Casemiro
- Adriano
Volantes
- Cristóvão Borges
- China
- João Antônio
- Amaral
- André
Meias
- Darci
- Valdo
- Bonamigo
- Cláudio Freitas
- Luis Carlos Martins
- Giovani
- Osvaldo
Atacantes
- Cuca
- Caio Júnior
- Lima
- Fernando Gaúcho
- Jorge Veras
- Odair Mocellin
- Ortiz
- Gaúcho
- Gilson
- Heleno
- Almir Fraga
Técnicos
- Candinho
- Juan Mujica
- Luiz Felipe Scolari