Na temporada 2023, o Goiás disputou o Campeonato Goiano, a Copa Verde, Copa do Brasil, Copa Sul-Americano e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Esmeraldino começou de forma mediana com o vice-campeonato do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a 1ª colocação, com 26 pontos, e avançou com folga ao mata-mata.
Atlético-GO (25 pontos), Vila Nova (20 pontos), CRAC (18 pontos), Aparecidense (17 pontos), Anápolis (15 pontos), Iporá (14 pontos) e Goiânia (14 pontos) foram os outros classificados.
Nas quartas de final, o Alviverde encarou o último citado e avançou com uma goleada no jogo de ida (3 a 8), como visitante, e vitória simples (2 a 0), como mandante. Na semifinal, o Goiás teve pela frente o Anápolis.
A classificação do Esmeraldino à final aconteceu com um triunfo simples fora de casa (0 a 1) e outro, mais expressivo, em seus domínios (3 a 0). O adversário na decisão foi o rival Atlético-GO.
O primeiro embate foi no Estádio Antônio Accioly e terminou com vitória do Dragão (2 a 0), que assim conseguiu uma boa vantagem. No segundo confronto, o Alviverde correu atrás do prejuízo (3 a 1) e igualou a soma dos placares (3 a 3), o que forçou as penalidades. Nas cobranças, porém, o Rubro-Negro levou a melhor (4 a 5).
Campeão regional
Na Copa Verde, o Verdão teve um roteiro semelhante ao do Goiano, mas desta vez conseguiu ser campeão. A equipe goiana entrou diretamente na segunda fase e superou, de imediato, o União Rondonópolis com uma vitória convincente (3 a 0), no Estádio Hailé Pinheiro, o Serrinha.
O Goiás superou, em seguida, Brasiliense-DF e Cuiabá, nas quartas de final e semifinal, respectivamente, o que garantiu vaga na finalíssima do torneio. O adversário em questão foi o Paysandu, e o Esmeraldino levantou o troféu com uma vitória (0 a 2) no Mangueirão e outra em casa (2 a 1).
Voo curto na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, no entanto, o Esmeraldino não teve o mesmo sucesso. Na primeira fase, a equipe goiana encontrou dificuldades para superar o ASA-AL, se beneficiando da vantagem do empate (1 a 1), jogo disputado no Estádio Municipal de Arapiraca.
A campanha do Alviverde acabou logo em seguida, na segunda fase, diante do Águia de Marabá-PA. Em jogo único, no Estádio Zinho de Oliveira, os times empataram sem gols nos 90 minutos, o que forçou a decisão de pênaltis, no que a equipe paraense venceu (7 a 6) e se classificou.
Mediano na Sul-Americana
Na Sul-Americana, o Verdão não foi muito longe, mas começou muito bem. Primeiramente, a equipe brasileira liderou o Grupo G, com 12 pontos, superando Universitário (10 pontos), do Peru, Independiente Santa Fé (sete pontos), da Colômbia, além de Gimnasia y Esgrima (quatro pontos), da Argentina.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Com a campanha, o Goiás conseguiu vaga direta nas oitavas de final, sem a necessidade de passar pelos playoffs. Porém, o time foi eliminado na sequência, quando encarou o Estudiantes, da Argentina. O Esmeraldino perdeu tanto no jogo de ida (3 a 0), no Estádio Jorge Luis Hirschi, quanto na volta (0 a 2), no Serra Dourada.
Queda no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Alviverde realizou uma campanha muito negativa e acabou rebaixado à Série B. Precisamente, a equipe goiana foi a 18ª colocada, com 38 pontos, seis a menos em relação ao Bahia, o 16º na tabela com 44, último a se manter na primeira divisão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Goiás, ao longo das 38 rodadas, acumulou nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas, aproveitamento de 33%, com 36 gols feitos e 53 sofridos, saldo negativo de 17. Além do Esmeraldino, foram rebaixados também Santos (43 pontos), Coritiba (30 pontos) e América-MG (24 pontos).
Elenco do Goiás de 2023
Goleiros
- Tadeu
- Marcelo Rangel
- Matheus Alves
Laterais direitos
- Maguinho
- Apodi
- Bruno Santos
Zagueiros
- Lucas Halter
- Sidimar
- Edu
- Heron
- Yan Souto
Laterais esquerdos
- Bruno Melo
- Sander
- Hugo
Volantes
- Willian Oliveira
- Everton Morelli
- Zé Ricardo
- Felipe
- Jhonny Lucas
- Luís Oyama
- Andrey
- Nathan Melo
- Simioni
Meias
- Julián Palacios
- Guilherme Marques
- Diego
- Dodô
- Raphael Guzzo
- Matheusinho
- Higor Meritão
- Fellipe Bastos
- Kauan
- Carlos Maia
- Marquinhos Gabriel
- João Paulo
Atacantes
- Vinícius
- Alesson
- Diego Gonçalves
- Philippe Costa
- Nicolas
- Allano
- Anderson Oliveira
- João Magno
- Matheus Peixoto
- Matheus Babi
- Gabriel Novaes
- Wendell
- Breno Herculano
- Pedrinho
- Lucas Emmanuel
Técnicos
- Guto Ferreira
- Emerson Ávila
- Armando Evangelista