Na temporada 2023, o Fortaleza disputou o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Leão do Pici começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a 1ª colocação do Grupo B, com 12 pontos, e conseguiu vaga direta à semifinal da competição.
Maracanã-CE (oito pontos) e Ferroviário-CE (sete pontos), o 2º e 3º colocados da chave, se classificaram às quartas de final, portanto, jogariam uma fase a mais no mata-mata, sendo que apenas o último citado avançou à semi.
O Ferroviário-CE, inclusive, foi o adversário do Tricolor de Aço. No jogo de ida, na Arena Castelão, os times ficaram na igualdade (1 a 1), mas na volta, no mesmo estádio, o Fortaleza aplicou uma goleada (4 a 0) e avançou à final.
Na decisão, o Leão do Pici encontrou seu arquirrival Ceará e se sagrou campeão, mas com nenhuma facilidade. No primeiro encontro, o time venceu apertado (2 a 1), e no segundo conseguiu o empate (2 a 2) para garantir o troféu.
O troco do rival na Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, a equipe cearense realizou uma boa campanha, mas acabou eliminado de forma traumática. Primeiramente, ficou na 2ª colocação do Grupo A, com 18 pontos, atrás apenas do líder Sport, que somou 19.
Ferroviário-CE (13 pontos) e CRB (13 pontos) foram os outros dois classificados na chave. No mata-mata, o Tricolor de Aço encarou o 3º do seu grupo, do mesmo estado, e avançou com uma goleada (4 a 0), na Arena Castelão.
Entretanto, o Fortaleza se despediu do torneio na semifinal, ainda para seu arquirrival. Em confronto único, bastante movimentado, o Ceará foi o vencedor (2 a 3) e garantiu vaga na finalíssima daquela edição e, em seguida, foi campeão.
Nas oitavas da Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Leão do Pici entrou diretamente na terceira fase e o começo foi com o pé direito. A equipe cearense teve pela frente o Águia de Marabá-PA e se classificou com uma goleada (6 a 1) na Arena Castelão, e triunfo seguro (0 a 2) no Estádio Mangueirão.
A campanha do Leão do Pici, no entanto, foi encerrada logo em seguida, nas oitavas de final, quando encarou o Palmeiras. No confronto de ida, no Allianz Parque, o Alviverde encaminhou sua classificação com uma vitória expressiva (3 a 0), e a equipe cearense não se salvou nem mesmo com uma vitória em casa (1 a 0).
Eliminação precoce na Libertadores
Na Libertadores, o Tricolor de Aço entrou na fase preliminar, a famosa Pré-Libertadores, e não passou disso. Inicialmente, a equipe brasileira até se saiu bem ao superar o Deportivo Maldonado, do Uruguai, com um empate como visitante (0 a 0) e goleada como mandante (4 a 0).
O Fortaleza ficou a um passo da fase de grupos, mas não passou pelo tradicional Cerro Porteño, do Paraguai. No jogo de ida, na Arena Castelão, os visitantes levaram a melhor (0 a 1), e a eliminação brasileira foi confirmada com outro triunfo paraguaio na volta (2 a 1), no Estádio General Pablo Rojas.
Histórico e amargo na Sul-Americana
Já na Sul-Americana, o Leão do Pici conseguiu fazer história, mas ao mesmo tempo ficou com um gosto amargo. Na fase de grupos, o time ficou na 1ª colocação da Chave H, com 15 pontos, superando San Lorenzo (oito pontos), da Argentina, Palestino (oito pontos), do Chile, e Estudiantes de Mérida (três pontos), da Venezuela.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Nas oitavas de final, o Tricolor de Aço passou pelo Libertad, do Paraguai, com uma vitória (0 a 1) no Defensores del Chaco, e empate (1 a 1) na Arena Castelão. A próxima vítima do Fortaleza foi o compatriota América-MG, nas quartas de final, com triunfo na Arena Independência (1 a 3) e outro em casa (2 a 1), portanto, se garantiu na semifinal.
O próximo adversário foi outro brasileiro, o Corinthians. No jogo de ida, na Neo Química Arena, os times empataram (1 a 1), e a classificação do Leão do Pici veio na volta, na Arena Castelão, com uma vitória convincente (2 a 0). A equipe cearense se tornou o segundo nordestino a disputar uma final de competição continental, sendo que o primeiro foi o CSA, em 1999, na Copa Conmebol.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Na ocasião, no entanto, o Azulão ficou com o vice-campeonato para o Talleres, da Argentina. Na finalíssima, disputada em jogo único, no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, o Fortaleza encarou a LDU, do Equador, e passou muito perto de ser campeão. Os times ficaram no empate com a bola rolando (1 a 1), mas os equatorianos levaram a melhor nas penalidades (3 a 4) e foram campeões.
Mediano no Brasileirão
Focado quase que 100% na Sul-Americana, o Leão do Pici não chegou a empolgar no Campeonato Brasileiro, chegando a correr um risco remoto de rebaixamento próximo da reta final, mas terminou na metade da tabela, na 10ª colocação, com 54 pontos.
Nas 38 rodadas, o Tricolor de Aço obteve 15 vitórias, nove empates e 14 derrotas, aproveitamento de 47%, com 45 gols marcados e 44 sofridos, saldo positivo de um. Com a posição final, a equipe cearense garantiu vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Fortaleza de 2023
Goleiros
- João Ricardo
- Fernando Miguel
- Maurício Kozlinski
Laterais direitos
- Tinga
- Dudu
Zagueiros
- Titi
- Emanuel Brítez
- Marcelo Benevenuto
- Brayan Ceballos
- Tobias Figueiredo
Laterais esquerdos
- Bruno Pacheco
- Gonzalo Escobar
- Lucas Esteves
Volantes
- Caio Alexandre
- Zé Welison
- Hércules
- Lucas Sasha
- Pedro Augusto
Meias
- Yago Pikachu
- Tomás Pochettino
- Calebe
- Lucas Crispim
- Ronald Lopes
- Vinícius Zanocelo
- Sammuel
Atacantes
- Thiago Galhardo
- Juan Martín Lucero
- Guilherme
- Silvio Romero
- Romarinho
- Marinho
- Imanol Machuca
- Moisés
- Pedro Rocha
- Júnior Santos
Técnicos
- Juan Pablo Vojvoda