Na temporada 2022, o Fortaleza disputou o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma positiva para o Leão, com a conquista do Estadual. Seguindo o regulamento daquela edição, Fortaleza e o rival Ceará entraram diretamente nas quartas de final.
Pela frente o Tricolor teve pela frente o Pacajus, 3º colocado na fase de classificação. Com vitória simples na ida (1 a 0) e goleada na volta (0 a 5), ambos os jogos realizados na Arena Castelão.
Na semifinal, o “Lion” encarou o Ferroviário e se classificou vencendo como visitante (0 a 1) e como mandante (2 a 1).Na finalíssima, o Fortaleza enfrentou o Caucaia e garantiu o título empatando (0 a 0) e goleando na volta (4 a 0).
Outra alegria
Após ser campeão do Cearense, o Leão foi mais além e levantou o troféu da Copa do Nordeste. Inicialmente, a equipe cearense conseguiu a liderança do Grupo A, com 16 pontos, seguida por CSA (14 pontos), Sport (14 pontos) e Atlético-BA (11 pontos).
Todos os citados avançaram ao mata-mata. O Tricolor superou o Atlético-BA nas quartas de final, e passou pelo Náutico na semifinal, até chegar à final. O adversário em questão foi o velho conhecido Sport, e o “Lion” levou a melhor com um empate (1 a 1) na Arena Pernambuco e vitória na Arena Castelão (1 a 0).
Copa do Brasil
Já na Copa do Brasil, o Fortaleza não foi campeão, mas passou longe de ser uma decepção. Na ocasião, a equipe cearense entrou diretamente na terceira fase e superou de imediato o Vitória, vencendo em casa (3 a 0) e fora (0 a 1). Nas oitavas de final, a vítima da vez foi ninguém menos que seu arquirrival.
No jogo de ida, o Leão venceu com autoridade (2 a 0), e não foi eliminado nem com a derrota para o Ceará na volta (1 a 0), garantindo vaga nas quartas de final. Entretanto, o Tricolor não passou disso e foi superado pelo Fluminense. A equipe carioca venceu na Arena Castelão (0 a 1) e foi competente para empatar no Maracanã (2 a 2).
Sonho na ‘Liberta’
Na Libertadores, o “Lion” mostrou a que veio com a 2ª colocação do Grupo F, com 10 pontos, atrás do River Plate (16 pontos), da Argentina, e à frente de Colo-Colo (10 pontos), do Chile, e Alianza Lima (um ponto), do Peru.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Classificado ao mata-mata, o Fortaleza, no entanto, não foi longe. Nas oitavas de final, a equipe brasileira encarou o Estudiantes, da Argentina, e foi eliminada com empate (1 a 1) na Arena Castelão e derrota expressiva (3 a 0) no Estádio Jorge Luis Hirsch.
Recuperação no Brasileiro
Com muitas competições no calendário, o Leão não começou bem o Campeonato Brasileiro e chegou a terminar o 1º turno na lanterna. Porém, a equipe cearense conseguiu uma recuperação impressionante no 2º, com campanha de G4, e terminou na 8ª colocação, com 55 pontos.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Como o G6 se tornou G8 com os títulos do Flamengo da Libertadores e da Copa do Brasil, o Tricolor conseguiu vaga na Competição Continental para o ano seguinte. O “Lion” conseguiu, ao longo das 38 rodadas, 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas, aproveitamento de 48%, com 47 gols marcados e 38 sofridos, saldo positivo de nove.
Elenco do Fortaleza de 2022
Goleiros
- Fernando Miguel
- Max Walef
- Marcelo Boeck
Laterais direitos
- Tinga
- Anthony Landazuri
Zagueiros
- Titi
- Marcelo Benevenuto
- Brayan Ceballos
- Emanuel Brítez
- Habraão
Laterais esquerdos
- Juninho Capixaba
Volantes
- Zé Welison
- Hércules
- Felipe
- Matheus Jussa
- Caio Alexandre
- Lucas Sasha
- Fabrício Baiano
Meias
- Lucas Lima
- Lucas Crispim
- Yago Pikachu
- Matheus Vargas
- Ronald Lopes
- Rómulo Otero
Atacantes
- Moisés
- Silvio Romero
- Romarinho
- Valentín Depietri
- Renato Kayzer
- Robson
- Thiago Galhardo
- Pedro Rocha
- Igor Torres
Técnicos
- Juan Pablo Vojvoda