Na temporada 2020, o Fortaleza disputou o Campeonato Cearense, a Copa do do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Leão começou o ano com o pé direito no Estadual. Entrando na segunda fase, o Tricolor do Pici conseguiu a liderança da classificação, com 18 pontos, superando Ceará (14 pontos), Ferroviário (14 pontos) e Guarany de Sobral (13 pontos).
Todos avançaram à semifinal. O adversário do “Laion” foi o último citado, e se classificou com uma vitória simples (1 a 0). Na decisão, o Tricolor de Aço teve pela frente seu arquirrival, e foi campeão com duas vitórias, na ida (2 a 1) e na volta (1 a 0), ambos os jogos na Arena Castelão.
Na Copa do Nordeste, a equipe cearense começou bem com a liderança do Grupo A, com 17 pontos, à frente de Bahia (17 pontos), Botafogo-PB (13 pontos) e Sport (10 pontos), que também se classificaram. Nas quartas de final, o Fortaleza enfrentou o Leão de Recife e avançou por meio dos pênaltis (4 a 1), após empate sem gols no tempo normal (0 a 0). Entretanto, na semifinal, foi eliminado pelo Ceará (1 a 0).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Quanto a Copa do Brasil, o Leão do Pici entrou nas oitavas de final, por ter sido campeão da Copa do Nordeste de 2019. O adversário foi o São Paulo, e os times fizeram dois confrontos muito disputados. No jogo de ida, na Arena Castelão, os times empataram (3 a 3), o que aconteceu na volta também (3 a 3). Com isso, a vaga foi decidida nos pênaltis e, após inúmeras cobranças, a equipe paulista se classificou (10 a 9).
Na Sul-Americana, o Fortaleza teve pela frente, na primeira fase, o Independiente, da Argentina. No jogo de ida, na casa do adversário, o Leão foi superado (1 a 0), enquanto na volta venceu (2 a 1), na Arena Castelão, mas foi eliminado da competição devido ao critério do gol fora de casa.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Em relação ao Campeonato Brasileiro, a equipe cearense não fez uma boa campanha e, inclusive, correu sério risco de ser rebaixada à segunda divisão. Precisamente, o Tricolor ficou na 16ª colocação, com 41 pontos, empatado com o Vasco da Gama, que terminou em 17º e caiu para a Série B. O “Laion” ficou à frente por ter o saldo de gols menos negativo (-10 contra -19). Foram 10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas nas 38 rodadas, aproveitamento de 36%, ainda com 34 gols anotados e 44 sofridos.
Elenco do Fortaleza de 2020
Goleiros
Felipe Alves
Marcelo Boeck
Max Walef
Laterais direitos
- Gabriel Dias
- Tinga
Zagueiros
- Juan Quintero
- Jackson
- Wanderson
- Paulão
- Roger Carvalho
Laterais esquerdos
- Carlinhos
- Bruno Melo
Volantes
- Juninho Valoura
- Ronald
- Derley
- Felipe
- Michel
- Nenê Bonilha
Meias
- João Paulo
- Mariano Vázquez
- Marlon
- Luiz Henrique
Atacantes
- Osvaldo
- Romarinho
- Wellington Paulista
- David
- Éderson
- Bérgson
- Edson Cariús
- Franco Fragapane
- Yuri César
- Igor Torres
- Tiago Orobó
- Madson
Técnicos
- Rogério Ceni
- Enderson Moreira
- Marcelo Chamusca
VEJA MAIS ELENCOS DO FORTALEZA!