Na temporada 2002, o Fluminense disputou o Torneio Rio-São Paulo, o Campeonato Carioca, a Copa dos Campeões Regionais, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Ainda no começo do ano veio a primeira decepção para os torcedores do Flu. No Rio-São Paulo, o time terminou a fase de grupos na 5ª e foi eliminado do torneio. Somente os quatro primeiros seguiam para a semifinal
Depois disso, no entanto, no Estadual veio o único triunfo do Tricolor das Laranjeiras. Com a soma dos pontos da Taça Guanabara e da Taça Rio, o Flu se classificou para a terceira fase.
No grupo B, o time passou em 1º e avançou para à semifinal. Com a vantagem do empate, o placar sem gols (0 a 0) contra o Bangu levou o Time de Guerreiros à grande final.
O primeiro jogo da decisão contra o Americano terminou com uma vitória tricolor. Na partida da volta, o Fluzão mostrou novamente sua superioridade técnica e se sagrou campeão do Carioca naquele ano.
Pela Copa dos Campeões, o time carioca seguiu às quartas de final em 2º no seu grupo. Na chave ainda tinha Paysandu, Náutico e Corinthians. Enfrentando o Palmeiras, o Fluminense deixou a copa. O revés (1 a 0), no Parque Antártica, eliminou o Nense.
Pela Copa do Brasil, o Fluminense deixou pelo caminho o Sampaio Corrêa e o Paysandu na primeira e na segunda fase, respectivamente. Chegando nas oitavas enfrentando o Juventude, o empate na ida e uma vitória na volta levaram o Fluminense às quartas.
Lá, os cariocas encontraram o Brasiliense. Os primeiros 90 minutos, no Maracanã, terminaram em empate (1 a 1). Na volta, o time da Capital Federal conseguiu uma vitória (1 a 0) e assim eliminou o Fluminense.
No Campeonato Brasileiro, os 42 pontos e a 7ª colocação levaram o Flu às quartas. Contra o São Caetano, conseguiu uma vitória no primeiro jogo (3 a 0). Na volta, o triunfo dos paulistas não foi insuficiente para eliminar o Tricolor (2 a 0).
Na semifinal, o adversário foi o Corinthians. Mesmo fora de casa, o Fluzão venceu (0 a 1). Entretanto, na volta, a vítima foi o clube carioca. Com uma derrota (3 a 2), o Fluminense deixou a competição graças ao critério de gol fora.
Elenco do Fluminense de 2002
Goleiros
- Murilo
- Kleber
- Maurício
Laterais direitos
- Jorginho
- Flávio
- Jancarlos
- Paulo César
Zagueiros
- Tinoco
- Válber
- Paulo Madeira
- Cesar
- Maurício Fernandes
- Luciano
- Andrei
- Rodolfo
Laterais esquerdos
- Vinícius
- Regis
- Alonso
- Zé Carlos
- Marquinhos
- Júnior César
Volantes
- Sidney
- Marcão
- Fabinho
- Roberto Brum
- Augusto
Meias
- Yan
- Jocian
- Fernando Diniz
- Roger
- Didé
- Eduardo
- Zada
- Beto
- Paulo Isidoro
- Andrezinho
- Luiz Renato
- Carlos Alberto
- Bismarck
Atacantes
- Júlio César
- Caio
- Romário
- Agnaldo
- Alex Terra
- Magno Alves
- Roni
- Fábio Bala
- Marcelo Macedo
- França
- Fabio Melo
Técnicos
- Oswaldo de Oliveira
- Waldemar Lemos
- Robertinho
- Renato Gaúcho