Na temporada 2000, o Fluminense disputou o Torneio Rio-São Paulo, o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Ainda no começo do ano, veio a primeira frustração tricolor. No Rio-São Paulo, o time terminou a fase de grupos na última colocação e não seguiu à semifinal.
Em seguida, pelo Cariocão, o Flu terminou a Taça Guanabara na 5ª posição. Já no returno, a Taça Rio, a equipe ficou na 4ª colocação.
Na Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras deixou para trás nas primeiras fases o URT-MG e o Santa Cruz-PE, nessa ordem. Chegando nas oitavas de final, o Carioca eliminou o Maranhão e foi enfrentar o Vasco da Gama nas quartas.
Depois de dois empates no clássico, o Time de Guerreiros avançou à semifinal graças ao critério de gol fora. Contra o Atlético-MG, o cenário se inverteu. Depois de dois empates, primeiro no Maracanã (3 a 3) e depois no Mineirão (2 a 2), o Galo tirou o Fluminense da competição pelo mesmo critério.
No Brasileirão daquele ano, chamado de Copa João Havelange, o Fluzão terminou sua chave, o Módulo Azul, na 3ª posição com 42 pontos.
Apesar da boa campanha, o time carioca caiu ainda nas oitavas para o São Caetano. A ida ficou marcada pelo empate (3 a 3). Já na volta, o Azulão venceu (1 a 0) eliminou o Fluminense da competição.
Elenco do Fluminense de 2000
Goleiros
- Diogo
- Zetti
- Murilo
Laterais direitos
- Flávio
- Gilson
- Paulo César
Zagueiros
- Cesar
- Bandoch
- Agnaldo Liz
- Emerson
- Tinoco
- Luciano
- Alexandre Lopes
- Sandro Forner
Laterais esquerdos
- Regis
- Vanin
- Jorge Luis
Volantes
- Fabinho
- Dirceu
- Marcão
- Roberto Brum
Meias
- Valbson
- Bruno Reis
- Eduardo
- Didé
- Roger
- Fernando Diniz
- Yan
- Jocian
- Donizete Amorim
- Jorginho
Atacantes
- Luiz Gustavo
- Roni
- Agnaldo
- Magno Alves
- Alex Cambalhota
- Marco Brito
- Faustino Asprilla
Técnicos
- Valdir Espinosa
- Rivelino Serpa