Na temporada 2023, o Cuiabá disputou o Campeonato Mato-grossense, a Copa Verde, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Dourado começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a 1ª colocação, com 27 pontos, e se classificou diretamente à semifinal.
Na sequência, o Auriverde da Baixada encarou o Luverdense, que nas quartas de final havia superado o Dom Bosco. Os times empataram sem gols (0 a 0) no jogo de ida, no Estádio Passo das Emas.
Entretanto, a história foi completamente diferente na volta, na Arena Pantanal, quando o Cuiabá aplicou uma goleada (5 a 0) e se classificou à final da competição, para encarar o União Rondonópolis. O Dourado venceu tanto na ida (0 a 2) quanto na volta (1 a 1) e se sagrou campeão.
Semifinalista da Copa Verde
Na Copa Verde, o Auriverde da Baixada realizou uma boa campanha, mas desta vez não ficou com o troféu. Nas oitavas de final, a equipe mato-grossense superou o Ceilândia-DF com uma vitória expressiva (3 a 0), na Arena Pantanal.
O Cuiabá enfrentou em seguida o Vila Nova, nas quartas de final. Sem tanta facilidade, mas ainda seguro, o time se classificou com uma vitória (0 a 2), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, e empate jogando em seus domínios (1 a 1).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A campanha do Dourado, no entanto, foi encerrada na semifinal, quando encarou o Goiás. A equipe mato-grossense até venceu o primeiro jogo (1 a 0), na Arena Pantanal, mas o Esmeraldino reverteu a desvantagem (2 a 0), no Estádio Serrinha, e avançou à final, para ser campeão sobre o Paysandu.
Vexame na Copa do Brasil
Já na Copa do Brasil, o Auriverde da Baixada foi uma completa decepção e sequer passou da primeira fase, diante do São Raimundo-RR. Em jogo movimentado, no Estádio Flamarion Vasconcelos, a equipe roraimense venceu (4 a 3) e avançou no torneio.
Seguro no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Cuiabá protagonizou uma campanha segura de meio de tabela, sem sonhar muito alto, mas também sem brigar de forma direta contra o rebaixamento. Precisamente, o time terminou na 12ª colocação, com 51 pontos conquistados.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Com a colocação, o Dourado conseguiu vaga na Sul-Americana do ano seguinte. Ao longo das 38 rodadas, a equipe mato-grossense acumulou 14 vitórias, nove empates e 15 derrotas, aproveitamento de 44%, com 40 gols marcados e 39 sofridos, saldo positivo de um.
Elenco do Cuiabá de 2023
Goleiros
- Walter
- João Carlos
- Vinícius Barreta
Laterais direitos
- Matheus Alexandre
- Mateusinho
Zagueiros
- Marllon
- Alan Empereur
- Allyson
- Ricardo Cerqueira
- João Maranini
- Joaquim
Laterais esquerdos
- Rikelme
- PK
- Uendel
Volantes
- Denilson
- Raniele
- Filipe Augusto
- Lucas Mineiro
Meias
- Pablo Ceppelini
- Fernando Sobral
- Ronald Lopes
- Vinícius Boff
- Rafael Gava
- Rodriguinho
- Nicolás Quagliata
Atacantes
- Jonathan Cafú
- Deyverson
- Isidro Pitta
- Wellington Silva
- Iury Castilho
- Clayson
- Derik Lacerda
- Lucas Cardoso
- Gabryel Vinicius
- Emerson Negueba
Técnicos
- Ivo Vieira
- António Oliveira