Na temporada de 2011 o Cruzeiro disputou o Campeonato Mineiro, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A campanha do Cruzeiro no Campeonato Mineiro rendeu bons frutos ao time. Classificado no topo da tabela da primeira fase, a equipe avançou para as semifinais e bateu o América de Teófilo Otoni com muita bola na rede: 8 a 1 na casa do adversário e 5 a 1 na segunda partida. Na final, a Raposa enfrentou o Atlético Mineiro, sendo que o Galo, na ocasião, terminou com o vice.
Na Libertadores, o sonho de colocar a mão na taça foi interrompido ainda nas oitavas de final pelo Once Caldas da Colômbia.
Já o Brasileirão, para a equipe mineira foi decidido na última rodada. Com grande risco de rebaixamento, o Cruzeiro disputou a permanência na Série A contra o rival Atlético Mineiro. Apesar do retrospecto ruim na temporada, o Celeste aplicou 6 gols contra 1 do Galo, resultado que deu à Raposa a 16ª posição na tabela, o livramento da Série B e uma das maiores goleadas da história do clássico.
Elenco do Cruzeiro de 2011
Goleiros
- Fábio
- Rafael
- Douglas Pires
Laterais direitos
- Diego Renan
- Pablo
- Vítor Júnior
Zagueiros
- Léo
- Gil
- Victorino
- Naldo
Laterais esquerdos
- Everton
- Gabriel Araújo
Volantes
- Marquinhos Paraná
- Leandro Guerreiro
- Fabrício
- Henrique
- Charles
Meias
- Gilberto
- Montillo
- Roger
- Dudu
- Élber
- Sandro Manoel
Atacantes
- Wallyson
- Ortigoza
- Wellington Paulista
- Thiago Ribeiro
- Anselmo Ramon
- Farías
- Keirrison
- André Dias
Técnico
- Vagner Mancini