Na temporada 2008, o Cruzeiro disputou o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A Raposa começou o Estadual com tudo, terminando a fase de classificação em 1º, com 26 pontos. Na semifinal, o adversário foi o Ituiutaba.
No jogo de ida, no Mineirão, a equipe celeste empatou (4 x 4), mas se garantiu na decisão com uma vitória na volta (3 a 1), no mesmo estádio.
O oponente na final foi o arquirrival Atlético-MG. Mesmo se tratando de um clássico, o Cruzeiro não teve dificuldade na ida e goleou (5 a 0). Na volta, o lado azul de Minas Gerais voltou a vencer (1 a 0) e garantiu o título Mineiro daquele ano.
Na Libertadores, o Cruzeiro entrou na primeira fase, tendo como adversário o Cerro Porteño, do Paraguai. A equipe brasileira avançou à fase de grupo com duas vitórias, uma em casa (3 a 1) e outra fora (3 a 2).
Chegando na fase de grupos, a Raposa terminou na primeira colocação, com 11 pontos, num grupo com San Lorenzo, da Argentina, Caracas, da Venezuela e Real Potosí, da Bolívia.
Entretanto, não passou das oitavas de final. O adversário em questão foi o Boca Juniors, da Argentina. O sonho do tricampeonato acabou com as duas derrotas, tanto em casa (2 a 1) quanto fora (2 a 1).
No Brasileirão, a equipe celeste realizou uma grande campanha, tanto que terminou na 3ª colocação na tabela final, com 67 pontos, oito a menos que o campeão São Paulo. Essa posição, inclusive, rende uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Cruzeiro de 2008
Goleiros
- Fábio
- Rafael
- Andrey Nazário
Laterais direitos
- Jonathan
- Apodi
- Thiago Gosling
- Maurinho
Zagueiros
- Thiago Heleno
- Léo Fortunato
- Giovanny Espinoza
- Thiago Martinelli
Laterais esquerdos
- Carlinhos
- Jadílson
- Fernandinho
Volantes
- Ramires
- Henrique
- Marquinhos Paraná
- Fabrício
- Charles
- Elicarlos
Meias
- Wagner
- Maicosuel
- Camilo
- Marcinho Miranda
- Bruno Ferraz
- Gerson Magrão
- Guilherme Gusmão
- Leandro Domingues
Atacantes
- Marcelo Moreno
- Thiago Ribeiro
- Fabinho Alves
- Marcel
- Jajá
- Reinaldo Alagoano
- Weldon
- Rômulo Antoneli
- Wanderley
Técnico
- Adílson Batista