Na temporada 2009, o Cruzeiro disputou a Copa Jimbo, o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A primeira competição citada era amistosa, disputada no Uruguai, e integrou a pré-temporada. Na semifinal, a Raposa passou pelo arquirrival Atlético-MG (4 a 2), e superou o Nacional na decisão (4 a 1). Ambos os jogos foram no Estádio Centenário, em Montevidéu.
O Cruzeiro se deu bem também no Estadual. Na fase de classificação, a equipe celeste ficou na 2ª colocação, com 25 pontos, apenas um a menos que o 1º, o seu principal rival, com 26. Os oito primeiros avançavam para o mata-mata.
A Raposa chegou à final, só que antes passou por Tupi e Ituiutaba nas quartas e semifinal, nessa ordem. O oponente na decisão foi o Atlético-MG e o Cruzeiro se sagrou campeão com uma goleada (5 a 0) e um empate (1 a 1), os dois jogos no Mineirão.
Na Libertadores, no entanto, a equipe mineira ficou no quase. Na fase de grupos, ficou na 1ª colocação com 13 pontos somados. Posteriormente, passou por Universidad de Chile, São Paulo e Grêmio, nas oitavas de final, quartas de final e semifinal, consecutivamente.
Com isso, a equipe azul chegou à final, diante do Estudiantes, da Argentina. Depois de um empate no Estádio Ciudad de La Plata (0 a 0), a Raposa foi superada em pleno Mineirão (2 a 1) e deu adeus ao tricampeonato do continente.
Quanto ao Brasileirão, a equipe celeste também fez boa campanha. Mais precisamente, brigou na parte de cima da tabela e terminou na 4ª colocação, com 42 pontos. A partir disso, garantiu vaga na edição da Libertadores do ano seguinte.
Na temporada, a Raposa ainda disputou um amistoso muito especial contra o Argentinos Juniors. Era a despedida do ídolo Juan Pablo Sorín, com o craque entrando em campo um tempo por cada equipe. No fim, os mineiros levaram a melhor (2 a 1), no Mineirão.
Elenco do Cruzeiro de 2009
Goleiros
- Fábio
- Rafael
- Andrey Nazário
Laterais direitos
- Jonathan
- Jancarlos
- Diego Renan
Zagueiros
- Leonardo Silva
- Thiago Heleno
- Léo Fortunato
- Gil
- Gustavo Schiavolin
- Carlos Vinícius
- Cláudio Caçapa
- Anderson Beraldo
Laterais esquerdos
- Gilberto
- Juan Pablo Sorín
- Athirson
- Fernandinho
Volantes
- Fabrício
- Elicarlos
- Henrique
- Marquinhos Paraná
- Fabinho
Meias
- Wagner
- Gerson Magrão
- Bernardo
- Camilo
- Anderson Uchôa
- Ramires
Atacantes
- Thiago Ribeiro
- Dudu
- Kléber Gladiador
- Wellington Paulista
- Leandro Lima
- Wanderley
- Zé Carlos
- Guerrón
- Eliandro
- Soares
Técnico
- Adílson Batista