Na temporada 2001, o Cruzeiro disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Mineiro, a Copa dos Campeões, a Copa Libertadores da América, a Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A Raposa começou o ano com o pé direito levantando o troféu de forma inédita. Na fase de grupos, terminou na liderança com 12 pontos e avançou à semifinal. O oponente foi ninguém menos que o Atlético-MG.
O jogo de ida terminou empatado (1 a 1), mas, na volta, o Cabuloso levou a melhor (3 a 1) e se classificou à final. Lá, encarou o Coritiba e não teve dificuldades para se sagrar campeão, vencendo o primeiro (2 a 0) e o segundo (3 a 0).
No Mineiro, no entanto, a história foi diferente. A equipe celeste ficou 2º na primeira fase com 20 pontos somados, um a menos em relação ao arquirrival, que ficou em 1º com 21. Na segunda, o Cabuloso ficou em 4º, com 10 pontos, e não avançou às finais.
Chegando na Copa dos Campeões, o Cruzeiro entrou nas quartas de final e encarou o São Raimundo-AM. Diante dos amazonenses, os mineiros não tiveram dificuldade e avançaram com uma vitória no Almeidão (1 a 0) e uma goleada no Rei Pelé (5 a 1).
O adversário na semifinal foi o Flamengo. No primeiro encontro, de novo no Rei Pelé, os times não saíram do empate sem gols. Entretanto, a volta não foi generosa para o lado azul, com a vitória dos cariocas (3 a 1), no Almeidão, resultado que eliminou a Raposa.
Na Libertadores, a equipe celeste terminou a fase de grupos em 1º, com 16 pontos. A chave contava também com Emelec, do Equador, Olímpia, do Paraguai, e Sporting Cristal, do Peru. Nas oitavas de final, a Raposa teve pela frente outro equatoriano, o El Nacional.
Os brasileiros não tiveram dificuldade para avançar com uma vitória fora (2 a 1) e uma goleada em casa (4 a 1). Nas quartas de final, no entanto, a Raposa não passou. Diante do Palmeiras, tanto a ida quanta a volta froam empates, em São Paulo (3 a 3) e em Minas Gerais (2 a 2), mas nos pênaltis o Alviverde levou a melhor (4 a 3).
Quanto a Copa Mercosul, o Cruzeiro não foi nada bem. Foi eliminado ainda na fase de grupos, ficando em 3º com oito pontos, enquanto apenas os dois primeiros avançavam ao mata-mata, casos de Corinthians e Independiente, da Argentina, respectivamente.
No Brasileirão, uma nova decepção para os cruzeirenses. A Raposa não foi nada bem na primeira fase e terminou com a modesta 21ª posição, com 32 pontos, não muito longe da zona de rebaixamento. Com isso, os mineiros não avançaram às quartas de final.
Elenco do Cruzeiro de 2001
Goleiros
- André Doring
- Bosco
- Jefferson
Laterais direitos
- Maicon
- Rodrigo Chagas
- Neném
Zagueiros
- Luisão
- Cris
- João Carlos
- Cléber
- Anderson Bill
Laterais esquerdos
- Juan Pablo Sorín
- Maxwell
Volantes
- Cléber Monteiro
- Marcos Paulo
- Augusto Recife
- Mancuso
Meias
- Alex
- Freddy Rincón
- Jorge Wagner
- Marcus Vinícius de Souza
- Adriano Chuva
- Sérgio Manoel
- Alê
- Alex Melo
- Ricardinho
- Jackson Coelho
- Abedi
Atacantes
- Marcelo Ramos
- Geovanni
- Leonardo
- Edmundo
- Muller
- Alessandro Cambalhota
- Jussiê
- Kanú
- Oséas
Técnicos
- Luiz Felipe Scolari
- Paulo César Carpegiani
- Ivo Wortmann
- Marco Aurélio