Na temporada 2023, o Criciúma disputou o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Tigrão começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, no entanto, o time não se saiu tão bem e avançou apenas na 4ª colocação, com 18 pontos.
Hercílio Luz-SC (22 pontos), Chapecoense (20 pontos) e Brusque (19 pontos) terminaram à frente. Oito times se classificariam ao mata-mata, sendo que os quatro restantes foram Avaí (17 pontos), Concórdia-SC (16 pontos), Barra-SC (13 pontos) e Figueirense (12 pontos).
Nas quartas de final, o Carvoeiro teve um desafio complicado pela frente, seu rival Avaí, o que ficou comprovado com os empates sem gols (0 a 0) na ida e na volta. A classificação do Tricolor Predestinado veio com um triunfo suado nas penalidades (14 a 13).
O Criciúma voltou a encontrar dificuldade na semifinal, diante do Hercílio Luz, que liderou a fase de classificação. No embate de ida, no Estádio Heriberto Hülse, o time até venceu de forma confortável (2 a 0), mas perdeu na volta (2 a 1), no Estádio Anibal Torres Costa, e quase viu a vaga escapar.
Na finalíssima, o Tigrão encarou o Brusque e se sagrou campeão com duas vitórias simples (1 a 0), a primeira no Heriberto Hülse e a segunda no Estádio Augusto Bauer.
Adeus rápido à Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Carvoeiro não foi longe, embora tenha começado bem. Na primeira fase, a equipe catarinense superou o Real Ariquemes-RO, com uma vitória expressiva como visitante (0 a 3).
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A eliminação do Tricolor Predestinado, no entanto, aconteceu em seguida, quando encarou o Coritiba, da primeira divisão do futebol brasileiro. Em confronto único, no Estádio Couto Pereira, os times empataram no tempo normal (1 a 1), mas os donos da cava se classificaram nos pênaltis (6 a 5).
Acesso na Série B
Diferente da competição nacional anterior, o Criciúma teve grande êxito na Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma campanha consistente, a equipe catarinense terminou na 3ª colocação, com 64 pontos, e conseguiu o sonhado acesso à Série A de 2024.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Tigrão ficou atrás do campeão Vitória (72 pontos), e do 2ª colocado Juventude (65 pontos). O 4º colocado e último a subir à primeira divisão foi o Atlético-GO (64 pontos). Nas 38 rodadas, o Tigrão acumulou 19 vitórias, sete empates e 12 derrotas, aproveitamento de 56%, com 45 gols marcados e 33 sofridos, saldo positivo de 12.
Elenco do Criciúma de 2023
Goleiros
- Gustavo
- Alisson
- Kauã
- Vinícius
Laterais direitos
- Claudinho
- Cristovam
- Jonathan
Zagueiros
- Rodrigo
- Walisson Maia
- Rayan
- Matheus Mancini
Laterais esquerdos
- Marcelo Hermes
- Hélder Santos
Volantes
- Arilson
- Rômulo
- Léo Costa
- Crystopher
- Miquéias
- Barreto
Meias
- Fellipe Mateus
- Marquinhos Gabriel
- Ítalo
- Marcinho
- Thiaguinho
- Fernando Canesin
- Alexandre Tam
Atacantes
- Fabinho
- Éder
- João Carlos
- Felipe Vizeu
- Lohan
- Hygor
- Welinton Torrão
- Tiago Marques
- Júlio César
- Neilton
Técnicos
- Cláudio Tencati