Na temporada 2022, o Criciúma disputou a Copa do Brasil, a Série B do Campeonato Catarinense e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Tigrão começou de forma negativa, com a queda repentina na Copa do Brasil. Após superar o Nova Iguaçu-RJ na primeira fase, acabou eliminado na sequência.
Para ser justo, não foi um adversário fácil para o Carvoeiro, já que teve pela frente o Goiás, que estava na Série A do Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino se classificou com uma vitória (1 a 0) simples em casa.
O Tricolor Predestinado disputou também a Série B do Campeonato Catarinense naquela temporada. Grande favorito, conseguiu não apenas o acesso à primeira divisão, como se sagrou campeão.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na fase de classificação, o Criciúma ficou na 1ª colocação, com 18 pontos, e avançou à fase final. No mata-mata, o Tigrão superou Guarani de Palhoça e Nação, nas quartas de final e semifinal, e se sagrou campeão superando o Atlético Catarinense na decisão.
Retorno positivo
No ano em questão, o Carvoeiro voltava a disputar a Segundona após dois anos consecutivos na Série C. A campanha foi positiva, terminando na primeira metade na tabela, na 8ª colocação, com 56 pontos, não muito longe da zona de acesso à Série A.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Tricolor Predestinado ficou apenas seis pontos atrás do Vasco da Gama, que com 62 terminou em 4º e conseguiu a última vaga. Ao longo das 38 rodadas, o Criciúma acumulou 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 49%, com 43 gols marcados e 31 sofridos, saldo de 12.
Elenco do Criciúma de 2022
Goleiros
- Gustavo
- Alisson
- Raul Steffens
Laterais direitos
- Cristovam
- Claudinho
- Gedeílson
Zagueiros
- Rodrigo
- Rayan
- Zé Marcos
- Oswaldo Henríquez
- Kadu
- Guilherme
- Jaja
Laterais esquerdos
- Marcelo Hermes
- Hélder Santos
Volantes
- Arilson
- Marcos Serrato
- Léo Costa
- Rômulo
- Renan Areias
- Vinícius Tsumita
- Rodrigo Souza
Meias
- Fellipe Mateus
- Thiago Alagoano
- Marquinhos Gabriel
- Renan Bressan
- Ítalo
- Gustavo Cazonatti
- Alexandre Tam
Atacantes
- Hygor
- Caio Dantas
- Lucas Xavier
- Lohan
- Fernando Viana
- Rafael Bilu
- Eduardo Melo
- Lucas Poletto
- Gui Azevedo
- Guilherme Negueba
- Tiago Marques
- Adriano
Técnicos
- Cláudio Tencati