Na temporada 2022,o Corinthians disputou o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Timão começou com uma boa campanha no Estadual, mas não conseguiu ser campeão. Na fase de grupos, o Alvinegro ficou em 1º na Chave A, com 23 pontos.
Completaram o grupo Guarani (14 pontos), Inter de Limeira (14 pontos) e Água Santa (11 pontos). O Coringão e o Bugre avançaram às quartas de final da competição.
O próprio Alviverde de Campinas foi o adversário do Alvinegro. Em jogo único, disputado na Neo Química Arena, os times empataram (1 a 1), o que foi o suficiente para os donos da casa se classificarem à semifinal.
A campanha do Time do Povo, no entanto, não foi mais adiante. O oponente em questão foi o São Paulo, no Estádio do Morumbi, que venceu (2 a 1) e se garantiu na finalíssima contra o Palmeiras.
Quase campeão
Na Copa do Brasil, a equipe paulista passou muito perto de levantar o troféu. Precisamente, o Corinthians chegou à final, contra o Flamengo, e deixou a conquista escapar nos pênaltis.
Os times empataram sem gols (0 a 0) no jogo de ida, na Neo Química Arena, e ficaram novamente na igualdade na volta (1 a 1), no Maracanã, o que levou para as penalidades. O Rubro-Negro se sagrou campeão nas cobranças alternadas.
Durante a campanha de vice-campeão, o Timão, que entrou diretamente na terceira fase do torneio, superou Portuguesa-RJ, Santos, Atlético-GO e Fluminense até chegar na finalíssima.
Flamengo novamente no caminho
Na Libertadores, o Coringão fez uma campanha interessante, que começou com na fase de grupos. A equipe brasileira entrou na Chave E, com Boca Juniors, da Argentina, Deportivo Cali, da Colômbia, e Always Ready, da Bolívia.
O Alvinegro somou nove pontos e se classificou ao mata-mata em 2º, atrás dos argentinos, que somaram um a mais (10 pontos), e à frente dos colombianos (oito pontos) e bolivianos (cinco pontos). Nas oitavas de final, o Time do Povo reencontrou a Xeneize.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Os times empataram sem gols (0 a 0) tanto no Brasil quanto na Argentina, o que levou a decisão da vaga para os pênaltis, e o Timão venceu (6 a 5). Nas quartas de final, o Corinthians teve o Flamengo pela frente e foi eliminado com derrotas em casa (0 a 2) e como visitante (1 a 0).
Entre os melhores no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro realizou uma boa campanha e terminou na 4ª colocação, com 65 pontos, atrás do campeão Palmeiras (81 pontos), além de Internacional (73 pontos) e Fluminense (70 pontos), respectivamente.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Coringão acumulou 18 vitórias, 11 empates e nove derrotas, aproveitamento de 57%, ainda com 44 gols marcados e 36 sofridos, saldo positivo de oito. Com a posição final, a equipe paulista garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Corinthians de 2022
Goleiros
- Cássio
- Matheus Donelli
- Ivan
- Carlos Miguel
Laterais direitos
- Fagner
- Rafael Ramos
- João Pedro
Zagueiros
- Gil
- Raul Gustavo
- Bruno Méndez
- João Victor
- Fabián Balbuena
- Robert Renan
- Robson Bambu
Laterais esquerdos
- Lucas Piton
- Fábio Santos
- Bruno Melo
Volantes
- Du Queiroz
- Roni
- Paulinho
- Fausto Vera
- Víctor Cantillo
- Xavier
Meias
- Giuliano
- Renato Augusto
- Adson
- Gustavo Mantuan
- Mateus Vital
- Ramiro
- Maycon
- Luan
Atacantes
- Róger Guedes
- Gustavo Mosquito
- Willian
- Yuri Alberto
- Jô
- Júnior Moraes
- Gabriel Pereira
- Giovane
- Felipe Augusto
- Wesley Teixeira
Técnicos
- Sylvinho
- Vítor Pereira