Na temporada 2000, o Corinthians disputou o Mundial de Clubes, o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa Mercosul, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Já no início do ano, jogando como convidado, o Timão foi o vencedor do Mundial de Clubes. Na fase de grupos, o Corinthians passou em primeiro lugar no grupo que tinha Real Madrid, da Espanha, Al Nassr, da Arábia Saudita e Raja Casablanca, do Marrocos e seguiu para a final.
Na outra chave, quem também avançou para a final foi o Vasco da Gama. O jogo no Maracanã terminou empatado (0 a 0) e foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Timão venceu (4 a 3) e se consagrou campeão mundial pela primeira vez em sua história.
Pelo Rio-SP, num grupo com Palmeiras, Vasco e Fluminense, o Corinthians terminou na 3ª posição, com sete pontos, e não se classificou para as semifinais.
No Paulista, o Coringão entrou já na segunda fase pois estava no Rio-SP. A equipe passou em primeiro lugar no grupo que tinha Ponte Preta, Araçatuba e Matonense.
Na terceira fase, o Alvinegro também seguiu em primeiro no grupo com Palmeiras, Ponte Preta e Rio Branco. Apesar da boa campanha, o Timão cai nas semifinais para o São Paulo. O primeiro no Morumbi jogo foi marcado por uma derrota (2 a 1). A segunda derrota veio dentro de casa (0 a 2).
Na Copa Mercosul, o Alvinegro terminou a fase de grupos em último lugar, com apenas dois pontos, e não seguiu na competição. Em sua chave havia Olímpia, do Paraguai, Nacional, do Uruguai, além de Boca Juniors, da Argentina.
Na Copa do Brasil, o Corinthians entrou nas oitavas de final já que estava disputando a Libertadores, mas caiu ainda nessa fase. Contra o Botafogo, os paulistas sofreram duas derrotas, a primeira fora (1 a 0) e a segunda em casa (1 a 2).
Pela Libertadores, o Corinthians avançou às oitavas em primeiro no grupo que tinha América, do México, Olímpia, do Paraguai, e LDU, do Equador. No total, o brasileiro somou 13 pontos nas seis partidas.
O adversário no mata-mata foi o Rosário Central, da Argentina. Os jogos terminaram com vitória para os dois lados (2 a 3 e 3 a 2, respectivamente), o que obrigou a disputa de pênaltis. Nas cobranças, a equipe brasileira levou a melhor (4 a 3)
Nas quartas de final o Corinthians enfrentou o compatriota Atlético Mineiro. O primeiro jogo terminou com um empate (1 a 1), mas a volta foi uma vitória para o Alvinegro Paulista (2 a 1).
As semifinais foram dois Derby Paulista. Na ida, o Corinthians venceu o Palmeiras (4 a 3). Já na volta, foi a vez do adversário vencer (3 a 2). Com o empate no agregado, a fase foi resolvida nas penalidades. Muito diferente das duas vezes anteriores, o Coringão foi superado nos pênaltis (4 a 3) e se despediu da Liberta.
No Brasileirão, que naquele ano recebeu o nome de Copa João Havelange, o Corinthians, com 24 pontos, acabou em penúltimo lugar e não se classificou para a fase final. Curiosamente, o Timão havia vencido na edição anterior.
Elenco do Corinthians de 2000
Goleiros
- Dida
- Rubinho
- Maurício
Laterais direitos
- Índio
- Ângelo
- Daniel Martins
Zagueiros
- Márcio Costa
- Nenê
- Fábio Luciano
- Fernando Ávalos
- Anderson
- Batata
- João Carlos
- Adilson Batista
Laterais esquerdos
- Kleber
- Edson Canhão
Volantes
- Marcos Senna
- Pingo
- Romeu
- Gilmar Fubá
- Edu Gaspar
Meias
- Marcelinho Carioca
- Vampeta
- Freddy Rincón
- Djair
- Augusto
- Ricardinho
- André Luiz
Atacantes
- Andrezinho
- Luciano Bebê
- Luis Márcio
- Luizão
- Fernando Baiano
- Gil
- Edilson
Técnicos
- Oswaldo de Oliveira
- Edson Cegonha
- Oswaldo Alvarez
- Candinho