Na temporada 2023, o Ceará disputou o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano do Vozão começou de forma interessante com uma boa campanha no Estadual, mas o título bateu na trave. Na primeira fase, o time liderou o Grupo A, com 13 pontos, e avançou diretamente à semifinal.
Na mesma chave, Iguatu (10 pontos) e Atlético-CE (oito pontos), ficaram em 2º e 3º, o que rendeu vaga nas quartas de final. Enquanto isso, Caucaia (seis pontos) e Barbalha (três pontos) foram para o quadrangular do rebaixamento.
O 2º colocado, inclusive, foi o adversário do Alvinegro na semi posteriormente. No jogo de ida, no Estádio João Elmo Moreno Cavalcante, os times empataram (1 a 1), mas a equipe da capital se classificou à final com um triunfo na Arena Castelão (2 a 0).
Na finalíssima, o Time do Povo teve pela frente ninguém menos que seu arquirrival, em confrontos de ida e volta na Arena Castelão. No primeiro, o Fortaleza venceu (2 a 1) e depois arrancou o empate (2 a 2) no segundo, para se sagrar campeão cearense.
Tricampeão da Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, o Ceará viveu seu grande momento naquela temporada com o tricampeonato. Na fase de grupos, a equipe cearense foi a líder da Chave B, com 16 pontos, superando ABC (14 pontos), Náutico (13 pontos) e Sergipe (11 pontos), todos classificados à fase final.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Santa Cruz (nove pontos), Bahia (nove pontos), Campinense-OB (oito pontos) e CSA (sete pontos) completaram o grupo, mas foram eliminados do torneio. No mata-mata, o Vozão superou o Sergipe (3 a 1), nas quartas de final, e o Fortaleza (2 a 3), na semifinal. Na final, o adversário foi o Sport.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Diferente das fases anteriores, a decisão foi disputada em jogos de ida e volta. No primeiro embate, na Arena Castelão, o Time do Povo venceu (2 a 1), mas a derrota (1 a 0) na Ilha do Retiro forçou os pênaltis. Nas cobranças, os cearenses levaram a melhor (2 a 4) e levantaram o troféu.
Já nas competições nacionais…
Na Copa do Brasil, no entanto, o Ceará não foi muito longe. Após superar a Caldense-MG com facilidade na primeira fase, a equipe cearense foi eliminada logo em seguida, na segunda fase, diante do Ituano. Em jogo único, os times empataram (1 a 1) no tempo normal, no Estádio Novelli Júnior, mas a equipe paulista levou a melhor nas penalidades (4 a 2).
O roteiro não foi muito diferente na Série B do Campeonato Brasileiro. Um dos cotados a ser campeão e subir de divisão, o Vozão passou longe dos objetivos, e terminou na 11ª colocação, com 50 pontos. Nas 38 rodadas, o Time do Povo acumulou 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 43%, com 40 gols marcados e 45 sofridos, saldo negativo de cinco.
Elenco do Ceará de 2023
Goleiros
- Richard
- Bruno Ferreira
- André Luiz
- Alfredo Aguilar
- César Augusto
- Cristian
Laterais direitos
- Warley
- Michel Macedo
- Igor Inocêncio
Zagueiros
- David Ricardo
- Tiago Pagnussat
- Luiz Otávio
- Gabriel Lacerda
- Léo Santos
- Lucas Ribeiro
Laterais esquerdos
- Danilo Barcelos
- Willian Formiga
- Paulo Victor
Volantes
- Caíque Gonçalves
- Richardson
- Zé Ricardo
- Willian Maranhão
- Breno
- Geovane
Meias
- Jean Carlos
- Guilherme Castilho
- Chay
- Arthur Rezende
- Pedro Lucas
- Léo Rafael
- Vina
Atacantes
- Erick
- Janderson
- Nicolas
- Vitor Gabriel
- Luvannor
- Saulo Mineiro
- Bissoli
- Erick Pulga
- Hygor
- Chrystian Barletta
- Pedrinho
- Álvaro
- Cléber
Técnicos
- Gustavo Morínigo
- Eduardo Barroca
- Guto Ferreira
- Vágner Mancini