Na temporada 2021, o Ceará disputou o Campeonato Cearense, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Vozão começou o ano com uma boa campanha no Estadual. O time entrou diretamente na segunda fase e ficou na 3ª colocação, com 13 pontos, atrás de Fortaleza (17 pontos) e Ferroviário-CE (17 pontos).
O Atlético-CE foi o 4º (11 pontos) e último a conseguir vaga na fase final. O Alvinegro teve o Tubarão da Barra pela frente na semifinal e se classificou com uma vitória convincente na Arena Castelão (0 a 3).
Na decisão, o Time do Povo encarou seu arquirrival. A finalíssima também aconteceu em jogo único, terminou empatada sem gols (0 a 0), resultado suficiente para o Tricolor do Pici se sagrar campeão por ter a melhor campanha.
De novo!
O vice-campeonato voltaria a se repetir na Copa do Nordeste. Na fase de grupos, o Ceará foi o 1º colocado da Chave A, com 16 pontos, seguido por Bahia (13 pontos), CRB (13 pontos) e Sampaio Corrêa (11 pontos).
Todos os quatro avançaram ao mata-mata. A Bolívia Querida, inclusive, foi a adversário do Vozão nas quartas de final e foi superada (3 a 0), na Arena Castelão. Na semifinal, o Time do Povo passou pelo Vitória (2 a 0), no mesmo estádio.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na finalíssima, a equipe cearense encarou o Bahia. No jogo de ida, no Estádio de Pituaçu, o Ceará venceu (0 a 1), mas o Tricolor Baiano correu atrás do prejuízo na Arena Castelão (1 a 2), o que levou a decisão para os pênaltis, com a vitória dos visitantes (2 a 4).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Quanto a Copa do Brasil, o Vozão decepcionou sua torcida sendo eliminado de imediato. O Alvinegro entrou diretamente na terceira fase e teve pela frente o Fortaleza. Diante do arquirrival, foi eliminado com um empate (1 a 1) e uma derrota expressiva (0 a 3).
Na ‘Sula’
Na Sul-Americana, a equipe brasileira voltou a deixar seus torcedores tristes. Precisamente, o Ceará não passou da fase de grupos do torneio, com a 2ª posição da Chave C, com nove pontos, atrás do líder Arsenal de Sarandí (11 pontos), da Argentina, o único classificado. Bolívar (seis pontos) e Jorge Wilstermann (cinco pontos), ambos da Bolívia, completaram o grupo.
Brasileirão
O Vozão fez uma campanha mediana no Brasileirão e terminou na 11ª posição, com 50 pontos conquistados. Nas 38 rodadas, o Alvinegro somou 11 vitórias, 17 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 44%, com 39 gols marcados e 28 sofridos, saldo positivo de um. Com a colocação final, a equipe cearense conseguiu vaga na Sul-Americana do ano seguinte.
Elenco do Ceará de 2021
Goleiros
- Richard
- João Ricardo
- Vinícius Machado
Laterais direitos
- Gabriel Dias
- Marcos Ytalo
- Igor Inocêncio
Zagueiros
- Gabriel Lacerda
- Messias
- Luiz Otávio
- Klaus
- Anderson Jordan
Laterais esquerdos
- Bruno Pacheco
- Eduardo
Volantes
- Willian Oliveira
- Fabinho
- William Oliveira
- Charles
- Kelvyn
- Geovane
- Pedro Naressi
Meias
- Vina
- Lima
- Jorginho
- Fernando Sobral
- Marlon
- Felipe Silva
- Wescley
Atacantes
- Stiven Mendoza
- Jael
- Cléber
- Rick Lima
- Erick
- Saulo Mineiro
- Yony González
- Felipe Vizeu
- Airton
- Gabriel Santos
- Wendson
- Vítor Jacaré
Técnicos
- Guto Ferreira
- Tiago Nunes