Elenco do Botafogo 2023

Na temporada 2023, o Botafogo disputou o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Fogão começou de forma negativa no Estadual, quando não conseguiu vaga na semifinal. Na Taça Guanabara, que equivale a primeira fase, o time terminou na 5ª colocação, com 19 pontos.
Apenas os quatro primeiros avançaram, casos de Fluminense (25 pontos), Vasco da Gama (23 pontos), Flamengo (23 pontos) e Volta Redonda (20 pontos). O Glorioso disputou em seguida a Taça Rio, que nesta edição foi uma ‘fase de consolação’ para um clube da grandeza do Alvinegro.
Precisamente, o formato foi disputado entre os times que ficaram em 5º e 8º. Na semifinal, a Estrela Solitária encarou a Portuguesa-RJ e passou com um empate sem gols (0 a 0) no Estádio Luso Brasileiro, e uma vitória no Raulino de Oliveira (3 a 1).
Na final, o Alvinegro encarou o Audax-RJ e garantiu o troféu com duas vitórias, a primeira como visitante (1 a 2), e a segunda como mandante (5 a 2). Pelo contexto da conquista, não houve comemoração e o clima era de muita cobrança em General Severiano.
Sem brilho na Copa do Brasil
O Botafogo não foi longe na Copa do Brasil. Inicialmente, a equipe carioca passou por Sergipe, Brasiliense e Ypiranga-RS, na primeira, segunda e terceira fase do torneio, com direito a sonora goleada (7 a 1) sobre o oponente do Distrito Federal.
Entretanto, a campanha do Fogão foi encerrada nas oitavas de final, diante do Athletico-PR. No jogo de ida, na Arena da Baixada, os mandantes venceram (3 a 2), o Glorioso levou a melhor no jogo da volta, no Estádio Nilton Santos, o que forçou as penalidades, mas o Rubro-Negro venceu (2 a 4) e eliminou o Alvinegro.
Poderia ser melhor na Sul-Americana
Na Sul-Americana, já embalado com a ascensão no Campeonato Brasileiro, a Estrela Solitária fez uma boa campanha na Sul-Americana, mas se atrapalhou por deixar o torneio em segundo plano. Na fase de grupos, o Botafogo se classificou na 2ª colocação do Grupo A, com 10 pontos.
Quem liderou a chave foi a LDU, do Equador, com 12, que mais tarde viria a ser campeã. Completaram o grupo Magallanes-CHI (quatro pontos), do Chile, e César Vallejo (quatro pontos), do Peru, ambos eliminados. Nos playoffs das oitavas de final, o Fogão teve pela frente o Patronado, da Argentina.
A classificação botafoguense veio com uma vitória no Estádio Presbítero Bartolomé Grella (0 a 2), e empate no Nilton Santos (1 a 1). Nas oitavas de final, foi a vez do Glorioso superar o Guaraní, do Paraguai, com um triunfo em casa (2 a 1), e garantiu a vaga com uma igualdade fora (0 a 0).
O Alvinegro, porém, foi eliminado nas quartas de final da ‘Sula’, diante do Defensa y Justicia, da Argentina. No jogo de ida, o empate prevaleceu (1 a 1), e a equipe argentina eliminou a brasileira com uma vitória apertada no confronto de volta (2 a 1), no Estádio Florencio Sola. Portanto o Fogão se despediu do torneio.
Do feito histórico ao vexame no Brasileiro
No Brasileirão, o Botafogo viveu momentos de extremos na sua campanha. Primeiramente, a equipe carioca se mostrou avassaladora, tanto que fez a melhor campanha da história dos pontos corridos, formato adotado desde 2003, com 47 pontos somados, em 15 vitórias, dois empates e duas derrotas.
O aproveitamento foi de 82,5%, com 35 gols feitos e 11 sofridos, saldo positivo de 24. Com isso, o Fogão superou o Corinthians de 2017, que na edição obteve 47 pontos, em 14 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota, aproveitamento de 82,5%, com 32 bolas nas redes e nove sofridos, saldo positivo de 23.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Entretanto, o Fogão teve uma grande derrocada no segundo turno e fez uma campanha de rebaixado à segunda divisão. Precisamente, na tabela da segunda metade do Brasileirão, a equipe carioca foi o 17º colocado, com 17 pontos. Foram apenas três vitórias, oito empates e oito derrotas, aproveitamento de 30%.
Piores que a Estrela Solitário no segundo turno apenas Coritiba (16 pontos), Goiás (16 pontos) e América-MG, que foram rebaixados à Série B. O Alvinegro, ao longo das 38 rodadas, somou 64 pontos, em 18 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, aproveitamento de 56%, com 58 gols feitos e 37 sofridos, saldo positivo de 21.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Com a campanha, o Glorioso terminou na 5ª colocação, com 64 pontos, embora tenha liderado grande parte da competição, atrás do campeão Palmeiras (70 pontos), além de Grêmio (68 pontos), Atlético-MG (66 pontos) e Flamengo (66 pontos). Sem o troféu na galeria, a equipe carioca conseguiu uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Botafogo de 2023
Goleiros
- Lucas Perri
- Gatito Fernández
- Igo Gabriel
- Douglas Borges
- João Fernando
Laterais direitos
- Leonel Di Plácido
- Rafael
- JP Galvão
- Daniel Borges
Zagueiros
- Víctor Cuesta
- Adryelson
- Philipe Sampaio
- Luis Segovia
- Bastos
- Joel Carli
Laterais esquerdos
- Fernando Marçal
- Hugo
Volantes
- Marlon Freitas
- Danilo Barbosa
- Patrick de Paula
- Breno
Meias
- Tchê Tchê
- Eduardo
- Gabriel Pires
- Lucas Fernandes
- Lucas Piazón
- Raí
Atacantes
- Tiquinho Soares
- Luis Henrique
- Victor Sá
- Júnior Santos
- Carlos Alberto
- Gustavo Sauer
- Janderson
- Matías Segovia
- Matheus Nascimento
- Diego Costa
- Diego Hernández
Técnicos
- Luís Castro
- Claudio Caçapa
- Bruno Lage
- Lúcio Flávio
- Tiago Nunes