Na temporada 2023, o Bahia disputou o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Bahêa começou de forma positiva com a conquista do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a 1ª colocação, com 21 pontos, e avançou com tranquilidade à semifinal.
Jacuipense (17 pontos), Juazeirense (16 pontos) e Itabuna (15 pontos), na ordem, foram os outros classificados à semi. O adversário do Tricolor a Boa Terra foi o 4º colocado na tabela.
No jogo de ida, como visitante, o Esquadrão de Aço tomou um susto com uma derrota (1 a 0), mas se recuperou na volta, como mandante, com direito a goleada (4 a 1) e avançou à final. O oponente na decisão foi o 2º colocado, e a conquista do Bahia foi garantida com um empate fora (1 a 1), e vitória (3 a 0) na Arena Fonte Nova.
Decepção na Copa do Nordeste
Na Copa do Nordeste, a equipe baiana protagonizou uma campanha nada empolgante e sequer avançou ao mata-mata. Precisamente, o time ficou na 6ª colocação do Grupo B, com nove pontos, sendo que apenas os quatro primeiros se classificavam.
O Bahêa ficou com dois pontos a menos em relação ao Sergipe, 4º colocado e último a avançou à fase final, que somou 11. Além do Alvirrubro, se classificaram na chave também Ceará (16 pontos), ABC (14 pontos) e Náutico (13 pontos), respectivamente.
Com moral na Copa do Brasil
A história foi diferente na Copa do Brasil. O Tricolor da Boa Terra protagonizou uma bela campanha, superando Jacuipense-BA-, Camboriú-SC, Volta Redonda-RJ, nas três primeiras fases, além do Santos, nas oitavas de final.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
O Esquadrão de Aço foi superado apenas nas quartas de final e não vendeu a classificação barato. O adversário em questão foi o Grêmio, e os dois confrontos de ida e volta terminaram empatados pelo mesmo resultado (1 a 1), mas o Tricolor Gaúcho levou a melhor nas penalidades (4 a 3).
Sufoco e alívio no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Bahia não fez uma boa campanha e lutou contra o rebaixamento até a última, mas conseguiu se salvar e continuar na Série A, com requintes de drama. Precisamente, a equipe baiana terminou na 16ª colocação, com 44 pontos, apenas um a mais em relação ao Santos.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O Peixe terminou na 17ª posição, com 43 pontos, e foi o último a ser rebaixado. Nas 28 rodadas, o Bahêa somou 12 vitórias, oito empates e 18 derrotas, aproveitamento de 38%, com 50 gols marcados e 53 sofridos, saldo negativo de três. Além da equipe paulista, caíram também Goiás (38 pontos), Coritiba (30 pontos) e América-MG (24 pontos).
Elenco do Bahia de 2024
Goleiros
- Marcos Felipe
- Mateus Claus
- Danilo Fernandes
- Adriel
- Tiago Gomes
Laterais direitos
- Cicinho
- Gilberto
- Douglas Borel
- André
Zagueiros
- Kanu
- Vitor Hugo
- Gabriel Xavier
- David Duarte
- Raul Gustavo
- Marcos Victor
Laterais esquerdos
- Jhoanner Chavez
- Ryan
- Matheus Bahia
- Camilo Cándido
Volantes
- Nicolás Acevedo
- Rezende
- Miquéias
Meias
- Cauly
- Thaciano
- Lucas Mugni
- Yago Felipe
- Daniel
- Diego Rosa
- Ricardo Goulart
- Léo Cittadini
- Patrick Verhon
Atacantes
- Everaldo
- Biel
- Vítor Jacaré
- Ademir
- Rafael Ratão
- Kayky
- Vinicius Mingotti
- Arthur Sales
- Luciano Juba
- Everton Moraes
- Caio Vidal
Técnicos
- Renato Paiva
- Rogério Ceni