Na temporada 2020, o Bahia disputou o Campeonato Baiano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano começou de forma positiva para o Tricolor de Aço com o título do Baianão. Na fase de classificação, o “Bahêa” conseguiu a liderança, com 18 pontos, à frente de Atlético-BA (17 pontos), Juazeirense (16 pontos) e Jacuipense (15 pontos).
Todos os quatro times avançaram à fase final. Arquirrival do Bahia, o Vitória ficou em quinto na tabela, com 13 pontos, e não se classificou. Na semifinal, o Esquadrão de Aço enfrentou a Jacuipense, e se garantiu na final com uma vitória como visitante (2 a 0) e empate como mandante (2 a 2).
Chegando na decisão, o Tricolor da Boa Terra encarou o Atlético-BA e se sagrou campeão com requintes de drama. Precisamente, os times ficaram no empate tanto no jogo de ida (0 a 0) quanto no de volta (1 a 1), mas o Bahia levou a melhor nos pênaltis (7 a 6). Ambos os confrontos foram no Estádio de Pituaçu.
Na Copa do Nordeste, o Tricolor Baiano realizou uma grande campanha, mas, desta vez, ficou no quase. Inicialmente, o Tricolor de Aço ficou na 2ª posição do Grupo A, com 17 pontos, atrás do Fortaleza (17 pontos), e à frente de Botafogo-PB (13 pontos) e Sport (10 pontos). Todos os quatro avançaram ao mata-mata.
Nas quartas de final, o “Bahêa” superou Botafogo-PB (3 a 1) e Confiança (1 a 0), nas quartas de final e semifinal. O adversário na final foi o Ceará, e a equipe baiana foi superada nos jogos de ida (3 a 1) e volta (1 a 0), ambos no Estádio de Pituaçu, e viu o Vozão levantar o troféu.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Quanto a Copa do Brasil, o Bahia decepcionou seus torcedores e foi eliminado ainda na primeira fase para o River-PI. Em jogo único disputado no Estádio Albertão, a equipe piauiense segurou o Tricolor da Boa Terra , venceu pelo placar mínimo (1 a 0) e se garantiu na segunda fase do torneio.
Na Sul-Americana, o Bahia fez uma boa campanha e foi eliminado nas quartas de final pelo Defensa Y Justicia, da Argentina, que viria mais tarde se sagrou campeão de forma inédita. A equipe brasileira foi superada tanto na Arena Fonte Nova (3 a 2) quanto no Norberto Tito Tomaghello (1 a 0). Antes disso, o Esquadrão de Aço superou Nacional, do Paraguai, Melgar, do Peru, e Unión Santa Fé, da Argentina, na primeira e segunda fase, além das oitavas de final.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Em relação ao Campeonato Brasileiro, o Tricolor Baiano brigou na segunda metade da tabela e terminou na 14ª colocação, com 44 pontos, apenas três a mais que o Vasco da Gama, que com 41 abriu a lista de rebaixados à Série B. Nas 38 rodadas, o Bahia somou 12 vitórias, oito empates e 18 derrotas, aproveitamento de 39%, ainda com 48 gols marcados e 59 sofridos, saldo negativo de 11.
Elenco do Bahia de 2020
Goleiros
- Douglas Friedrich
- Anderson
- Fernando Castro
- Mateus Claus
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- João Pedro
- Willean Lepo
Zagueiros
- Juninho
- Ernando
- Lucas Fonseca
- Anderson Martins
- Wanderson
- Anderson Jesus
- Ignácio
Laterais esquerdos
- Juninho Capixaba
- Zeca
- Matheus Bahia
- Mayk
Volantes
- Gregore
- Jádson
- Edson Fernando
- Elias
- Ronaldo
- Elton
- Patrick
Meias
- Rodriguinho
- Daniel
- Índio Ramírez
- Fessin
- Marco Antônio
- Alesson
- Ramon
- Flávio Medeiros
- Arthur Rezende
- Caio Mello
- Eric Ramires
- Jeferson Douglas
Atacantes
- Gilberto
- Clayson
- Fernandão
- Rossi
- Élber
- Gabriel Novaes
- Matheus Saldanha
- Thiago Andrade
- Gustavo Custódio
- Régis
- Arthur Caíke
- Gabriel Esteves
- Edilson
- Caíque
Técnicos
- Dado Cavalcanti
- Roger Machado
- Mano Menezes