Na temporada 2022, o Avaí disputou a Recopa Catarinense, o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Leão da Ilha começou de forma negativa com o vice-campeonato da Recopa Catarinense. Na finalíssima, o time encarou o arquirrival Figueirense, foi derrotado em pleno Estádio da Ressacada (1 a 3) e perdeu o título.
A situação não foi muito diferente no Estadual, quando foi eliminado ainda nas quartas de final, para o Brusque, que mais tarde foi campeão da competição. Os times empataram em 1 a 1 no jogo de ida, na Ressacada, e em 0 a 0 na volta, no Augusto Bauer.
Como liderou a classificação geral da primeira fase, o Quadricolor tinha a vantagem da igualdade e se classificou. O Avaí foi apenas o 8º, com 12 pontos, no começo da competição, e havia conseguido a última vaga à fase final.
Decepção na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, a equipe catarinense voltou a decepcionar sua torcida. Precisamente, o Time da Raça foi eliminado pelo modesto Ceilândia-DF, na segunda fase, depois de ter eliminado o URT-MG na primeira.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Diante do time candango, o Leão da Ilha jogou do lado dos seus torcedores, na Ressacada, mas não foi o suficiente para evitar a eliminação do torneio, com uma derrota (1 a 2), cenário semelhante ao da Recopa.
Rebaixamento no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, o Avaí ainda reservava sua maior decepção naquela temporada. A equipe catarinense realizou uma campanha muito ruim, e terminou rebaixado à segunda divisão, na 19ª e penúltima colocação na tabela, com apenas 35 pontos somados.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Leão da Ilha obteve nove vitórias, oito empates e 21 derrotas, aproveitamento de 31%, com 34 gols marcados e 60 sofridos, saldo negativo de 26. Ceará (37 pontos), Atlético-GO (36 pontos) e Juventude (22 pontos) foram os outros três clubes rebaixados.
Elenco do Avaí de 2022
Goleiros
- Vladimir
- Douglas Friedrich
- Glédson
- Igor Bohn
Laterais direitos
- Kevin
- Matheus Ribeiro
- Thales Oleques
Zagueiros
- Arthur Chaves
- Rafael Vaz
- Bressan
- Fagner Alemão
- Rodrigo Freitas
- Betão
- Felipe Silva
- Wellington Nascimento
- Raphael Rodrigues
Laterais esquerdos
- Bruno Cortez
- Natanael
- Diego Matos
- Ayrton Cougo
Volantes
- Bruno Silva
- Raniele
- Lucas Ventura
- Mateus Sarará
- Matheus Galdezani
- Marcos Serrato
Meias
- Eduardo
- Jean Cléber
- Jean Pyerre
- Lourenço
- Vitinho Alves
Atacantes
- Muriqui
- Guilherme Bissoli
- William Pottker
- Jonathan Copete
- Rômulo
- Renato
- Morato
- Vinícius Leite
- Paolo Guerrero
- Marcinho
- Dentinho
- Pablo Dyego
- Paulo Baya
- Gustavo Simões
- Nathan Palafoz
- Quirino
- Lucas Silva
- Jô
- Gaspar
- Vinícius Jaú
- Matheus Lucas
Técnicos
- Claudinei Oliveira
- Eduardo Barroca
- Lisca