Na temporada 2001, o Atlético-MG disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Galo começou muito bem na Copa Sul-Minas, ficando em 1º no seu grupo, com 14 pontos, dois a mais que o 2º, Athletico-PR, que ficou com 12. A campanho, no entanto, terminou na semifinal.
Para piorar a situação, a queda foi para o arquirrival, Cruzeiro, com um empate no Ipatingão (1 a 1) e derrota no Mineirão (3 a 1). A Raposa, inclusive, se sagrou campeã posteriormente.
No Mineiro, a equipe atleticana conseguiu ir mais longe, só que bateu na trave. Ainda na primeira fase, terminou em 1º, com 21 pontos, um a mais em relação ao Cruzeiro, o 2º com 20.
Chegando na segunda fase, o Alvinegro, desta vez, ficou em 2º, com 10 pontos, dois a menos que o América-MG, que viria a ser seu adversário na decisão. O Coelho se sagrou campeão com uma goleada (4 a 1) e uma derrota (3 a 1), ambos os jogos no Mineirão.
Quanto a Copa do Brasil, outra decepção. O Galão da Massa até começou muito bem goleando o Operário-MS (6 a 0), só que caiu na fase seguinte para o Goiás. O Esmeraldino venceu na ida (3 a 1) e empatou na volta (2 a 2).
No Brasileirão, o Atlético-MG fez uma boa campanha. Na primeira fase, ficou em 4º, com 49 pontos. Em seguida, avançou pelo Grêmio nas quartas de final, com uma vitória (3 a 0).
Entretanto, não passou da semifinal. O oponente em questão era o São Caetano, que vivia seus tempos áureos. O Azulão avançou à final com uma vitória apertada (2 a 1), mas ficou com o vice-campeonato logo em seguida para o Athletico-PR.
Elenco do Atlético-MG de 2001
Goleiros
- Velloso
- Kléber Guerra
- Milagres
Laterais direitos
- Cicinho
- Paulo Baier
- Baiano
Zagueiros
- Carlão
- Luiz Carlos Guarnieri
- Álvaro Luiz
- Rodrigão Andrade
- Alexandre Pereira
- Paulo Afonso
- Marcelo Djian
Laterais esquerdos
- Ronildo
- Michel Pereira
- Edson Canhão
Volantes
- Gilberto Silva
- Djair
- Cacá
- Anderson Schveitzer
- Rolete
- Cleison
- Romeu
- Edgar Albino
Meias
- Ramon Menezes
- Valdo
- Lincoln
- Felipe
- Alexandre Alves
Atacantes
- Guilherme Alves
- Marques
- Valdir Bigode
- Rinaldo
- Wellington Amorim
- Kim
- Afonso Alves
Técnicos
- Abel Braga
- Zé Maria
- Levir Culpi