Na temporada 2000, o Atlético-MG disputou a Copa Sul-Minas, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Copa Mercosul e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Galo começou o ano com o pé esquerdo. O time foi eliminado ainda na fase de grupos, com a última colocação, somando apenas cinco pontos. Na chave ainda tinha Paraná, Figueirense e Grêmio.
Já no Campeonato Mineiro, a história foi muito diferente. Na fase de classificação, o Galão da Massa foi o 1º colocado com 32 pontos, um a mais em relação ao Cruzeiro, que foi seu adversário na decisão.
A final foi decidida em jogos de ida e volta, ambos no Mineirão. No primeiro, o Alvinegro venceu (2 a 1) e, no segundo, ficou no empate (1 a 1), o que lhe garantiu o título da competição.
Chegando na Copa do Brasil, a equipe mineira passou por Portuguesa e Fluminense, na oitavas e quartas de final, respectivamente, mas parou na semifinal diante do São Paulo. O Tricolor Paulista venceu na ida (3 a 3) e empatou na volta (3 a 3), conquistando a vaga na decisão.
Quanto a Libertadores, a equipe mineira ficou em 2º em seu grupo, com nove pontos conquistados, um a menos que o 1º, Bolívar, da Bolívia, com 10. Na chave ainda tinha Bella Vista, do Uruguai, e Cobreloa, do Chile.
Nas oitavas de final, um adversário brasileiro, o Athletico-PR. O Galo venceu o jogo de ida, em casa (1 a 0), foi superado na volta, fora (2 a 1), mas avançou pelo critério de desempate. Nas quartas, no entanto, o Alvinegro não teve a mesma sorte e caiu para o Corinthians, com um empate (1 a 1) e derrota (2 a 1).
Sobre a Mercosul, a campanha atleticana começou muito bem com a 1ª colocação do grupo, somando 13 pontos, três a mais que o 2º, Vasco da Gama, com 10. Na chave ainda tinha Peñarol, do Uruguai, e San Lorenzo, da Argentina.
Chegando nas quartas de final, o oponente foi o Boca Juniors, da Argentina. Na ida, no Mineirão, o time brasileiro venceu (2 a 0), e conseguiu o empate na volta (2 a 2), em La Bombonera, avançando à semifinal.
Entretanto, o Galão da Massa não passou pelo Palmeiras. Já no confronto de ida, no Parque Antárctica, o Alviverde Paulista goleou (4 a 1), e voltou a vencer em Belo Horizonte, desta vez por um resultado mais magro (2 a 0), e eliminou os mineiros.
No Brasileirão daquele ano, batizado de Copa João Havelange, o Atlético-MG fez uma campanha muito ruim e terminou na 20ª posição do Módulo Azul, com 27 pontos. Por isso, não avançou ao mata-mata.
Elenco do Atlético-MG de 2000
Goleiros
- Velloso
- Kléber Guerra
Laterais direitos
- Bruno Heleno
Zagueiros
- Célio Silva
- Cláudio Caçapa
- Márcio Goiano
- Diego Capria
- Neguette
- Paulo Afonso
Laterais esquerdos
- Ronildo
- André Silva
- Michel Pereira
- Vítor Carlos
Volantes
- Gilberto Silva
- Cleison
- Gustavo Del Toro
- Carlos Eduardo
- Valdir Benedito
Meias
- Lincoln
- Ramon Menezes
- Irênio
- Alexandre Gallo
- Juninho Petrolina
- Reidner
- Léo de Deus
- Cacá de Deus
- Caíco
- Cairo Lima
Atacantes
- Guilherme Alves
- Valdir Bigode
- Marques
- André Neles
- Mancini
- Kim
- Fábio Mello
Técnicos
- Humberto Ramos
- João Francisco
- Márcio Araújo
- Carlos Alberto Parreira
- Nedo Xavier