Na temporada 2022, o Athletico-PR disputou a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, Copa Libertadores da América e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Furacão não começou o ano da forma como queria na Recopa, com a perda do título para o Palmeiras. Os times empataram no jogo de ida (2 a 2), na Arena da Baixada, mas a equipe paulista venceu na volta (2 a 0), no Allianz Parque.
No Estadual, o Rubro-Negro não fez uma campanha ruim, mas ainda assim decepcionou sua torcida ao seu eliminado na semifinal pelo Coritiba, seu arquirrival, que em seguida se sagrou campeão.
O Coxa venceu o jogo de ida (1 a 2), na Arena da Baixada, e segurou o empate no Couto Pereira (1 a 1). Na fase de classificação, o Athletico-PR ficou na 3ª colocação, com 20 pontos, atrás de Operário-PR (21 pontos) e Coritiba (21 pontos), respectivamente. Nas quartas de final, o Furacão passou pelo Londrina.
Flamengo carrasco
Na Copa do Brasil, a equipe paranaense entrou na terceira fase e foi eliminada nas quartas de final, para o Flamengo. Os times empataram sem gols (0 a 0) no jogo de ida, no Maracanã, mas os cariocas venceram em Curitiba (0 a 1) e avançaram no torneio.
Posteriormente, inclusive, o Time da Gávea foi campeão superando o Corinthians na finalíssima. Anteriormente, o Athletico-PR havia superado Tocantinópolis e Bahia, nas terceira fase e nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Em relação à Libertadores, o Furacão teve seu grande momento naquela temporada, igualando ao feito de 2005 chegando à final. A princípio, a equipe brasileira se classificou em 2º no Grupo B, com 10 pontos, atrás apenas do Libertad, do Paraguai, com a mesma pontuação, mas levou a melhor no saldo de gols (dois contra um).
Completaram a chave The Strongest (seis pontos), da Bolívia, e Caracas (seis pontos), da Venezuela. No mata-mata, o Rubro-Negro superou o oponente paraguaio, nas oitavas de final, o Estudiantes, da Argentina, nas quartas de final, além do compatriota e até então bicampeão seguido Palmeiras, na semifinal.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na finalíssima, o Rubro-Negro reencontrou o Flamengo, seu algoz na Copa do Brasil. Espera-se, portanto, uma revanche dos paranaenses, mas a realidade foi outra. Em confronto único, no Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador, a equipe carioca venceu (1 a 0) e foi campeã.
Positivo no Brasileiro
No Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR fez um papel interessante e terminou na parte de cima da tabela. Precisamente, ficou na 6ª colocação, com 58 pontos, atrás do campeão Palmeiras (81 pontos), Internacional (73 pontos), Fluminense (70 pontos), Corinthians (65 pontos) e Flamengo (62 pontos).
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Ao longo das 38 rodadas, o Furacão acumulou 16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas, aproveitamento de 51%, ainda com 48 gols marcados e 48 sofridos, o que rendeu um saldo de zero. Com a campanha, o Rubro-Negro conseguiu vaga para a Libertadores do ano seguinte.
Elenco do Athletico-PR de 2022
Goleiros
- Bento
- Anderson
- Santos
- Léo Linck
Laterais direitos
- Khellven
- Luis Orejuela
- Ataíde
- Dani Bolt
- Marcinho
Zagueiros
- Pedro Henrique
- Matheus Felipe
- Thiago Heleno
- Nicolás Hernández
- Luan Patrick
- Lucas Fasson
- João Vialle
- Lucas Halter
- Zé Ivaldo
Laterais esquerdos
- Abner Vinícius
- Pedrinho
- Vinicius Kauê
Volantes
- Erick
- Hugo Moura
- Fernandinho
- Matheus Fernandes
- Pablo Siles
- Juninho
Meias
- David Terans
- Léo Cittadini
- Vitor Bueno
- Alex Santana
- Christian
- Bryan García
- Pierre
Atacantes
- Pablo
- Rômulo
- Tomás Cuello
- Agustín Canobbio
- Vitinho
- Vitor Roque
- Daniel Cruz
- Marcelo Cirino
- Pedro Rocha
- Marlos
- Julimar
- Matheus Babi
- Jader
- Davi Araújo
- Guilherme Bissoli
- Reinaldo
- Jonathan Júnior
Técnicos
- Alberto Valentim
- Fabio Carille
- Luiz Felipe Scolari