Elenco do América-MG 2023

Na temporada 2023, o América-MG disputou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e a Série A do Campeonato Brasileiro.
O ano do Coelho começou de forma interessante, com o vice-campeonato do Estadual. Na primeira fase, o time conseguiu a liderança do Grupo B, com 18 pontos, e se classificou à semifinal.
Caldense (cinco pontos), Patrocinense (quatro pontos) e Democrata (quatro pontos) completaram a chave. Na semi, o Verdão teve pela frente o Cruzeiro, e conseguiu a vaga na final com uma vitória na Arena do Jacaré (0 a 2) e outra na Arena Independência (2 a 1).
Na decisão, o adversário foi o Atlético-MG, em embates de ida e volta. No primeiro encontro, na Arena Independência, o Coelho até lutou, mas foi superado pelo Galo (2 a 3), que voltou a vencer no segundo jogo (2 a 0), no Estádio do Mineirão, e se sagrou campeão.
Duro na queda na Copa do Brasil
O América-MG voltou a fazer uma boa campanha na disputa da Copa do Brasil, e foi eliminado apenas nas quartas de final, pelo Corinthians, nos pênaltis (3 a 1). A equipe mineira havia vencido em casa (1 a 0), mas o Timão ganhou em seus domínios (3 a 2), o que forçou as penalidades.
Anteriormente, o Coelho superou Tocantinópolis, Santa Cruz e Nova Iguaçu, nas três primeiras fases do torneio, e depois teve como sua vítima o Internacional, nas oitavas de final, por meio dos pênaltis (4 a 5), após uma vitória na Arena Independência (2 a 0) e derrota (3 a 1) no Beira-Rio.
Outra boa campanha na ‘Sula’
Na Sul-Americana, o Coelhão chegou longe e empolgou a torcida. Na primeira fase, a equipe brasileira se classificou na 2ª colocação do Grupo F, com 10 pontos, atrás do Defensa y Justicia, da Argentina, que somou 15 e passou em 1º. Millonarios (10 pontos), da Colômbia, e Peñarol (zero ponto), completaram a chave.
O Coelho teve pela frente, no mata-mata, inicialmente o Colo-Colo, do Chile, nos playoffs das oitavas de final, e se classificou com uma derrota fora de casa (2 a 1) e goleada em seus domínios (5 a 1). Nas oitavas de final, o adversário foi o compatriota Red Bull Bragantino, e os times não saíram do empate tanto no jogo de ida (1 a 1), na Arena Independência, quanto na volta (3 a 3), na Neo Química Arena.
A igualdade nos placares forçou uma decisão de pênaltis, com o triunfo do América-MG (3 a 4). Nas quartas de final, no entanto, a campanha do Verdão foi encerrada diante de outro clube brasileiro, caso do Fortaleza. O Tricolor Cearense venceu tanto no jogo de ida (1 a 3), em plena Arena Independência, quanto no de volta (2 a 1), na Arena Castelão.
Queda dolorosa no Brasileirão
Na contramão do restante da temporada, a equipe mineira fez uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro, e acabou rebaixado à Série B com antecedência, na 33ª rodada, ou seja, restando cinco, e ficou com a lanterna da competição, com apenas 24 pontos, após o término das 38.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Para se ter uma ideia, o Coelhão somou 20 pontos a menos que o Bahia, o 16º colocado, com 44, último a se salvar do rebaixamento. Durante a campanha, o Verdão acumulou cinco vitórias, nove empates e 24 derrotas, aproveitamento de 21%, com 42 gols marcados e 81 sofridos, saldo negativo de 39.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
O América-MG ainda quebrou o recorde de gols sofridos do Brasileirão no formato de 20 clubes em pontos corridos, que acontece desde 2006, que era do América-RN, na edição de 2007, vazado 80 vezes. Além da equipe mineira, caíram também Santos (43 pontos), Goiás (38 pontos) e Coritiba (30 pontos).
Elenco do América-MG de 2023
Goleiros
- Matheus Cavichioli
- Mateus Pasinato
- Jori
- Washington Aguerre
- Robson
- Natan Sales
Laterais direitos
- Nino Paraíba
- Marcinho
- Daniel Borges
- Arthur Augusto
Zagueiros
- Iago Maidana
- Danilo Avelar
Éder - Ricardo Silva
- Julio
- Wanderson
- Esteban Burgos
Laterais esquerdos
- Marlon
- Nicolas
Volantes
- Alê
- Lucas Kal
- Breno Lemos
- Javier Méndez
Meias
- Juninho
- Emmanuel Martínez
- Martín Benítez
- Matheusinho
- Mateus Henrique
- Rodriguinho
- Juan Cazares
Atacantes
- Felipe Azevedo
- Gonzalo Mastriani
- Everaldo
- Aloísio
- Wellington Paulista
- Rodrigo Varanda
- Adyson
- Renato Marques
- Pedrinho
- Henrique Almeida
- Mikael
- Paulinho Bóia
- Mateus Gonçalves
- Dadá Belmonte
- Renato Kayzer
Técnicos
- Vágner Mancini
- Fabián Bustos