Na temporada 2023, o Amazonas disputou o Campeonato Amazonense e a Série C do Campeonato Brasileiro, sendo campeão em ambas.
O ano da Onça-Pintada já começou da melhor forma possível com a conquista do Estadual. Na fase de classificação, o time conseguiu a 1ª colocação geral, com 19 pontos.
Em seguida, nas quartas de final, superou Operário-AM, com vitórias fora (1 a 2) e dentro de casa (2 a 0). Na semifinal, a vítima da vez foi o Nacional-AM, com uma vitória apertada como visitante (0 a 1) e empate sem gols como mandante (0 a 0).
Na finalíssima, o Aurinegro encarou o Manauara, que havia ficado em 2º na primeira fase, com 17 pontos. Como esperado de duas grandes equipes, o título foi decidido no detalhe e, após empate sem gols (0 a 0) no jogo de ida, o Amazonas foi campeão com uma vitória simples (1 a 0).
Durante a campanha vitoriosa, que trouxe o título inédito, a Onça-Pintada, fundada em 2019, acumulou 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Foram 23 gols marcados e quatro sofridos ao longo da competição.
História na Série C
Já vindo de um acesso no ano anterior na Série C, o Aurinegro fez história mais uma vez e conseguiu subir novamente, desta vez para a Série B, e ainda foi campeão. Na primeira fase, a equipe amazonense ficou na 3ª colocação entre 20 times, com 32 pontos somados.
O Amazonas terminou atrás de Operário-PR (36 pontos) e Volta Redonda-RJ (33 pontos), e à frente de Brusque (31 pontos), São José-RS (31 pontos), Botafogo-PB (30 pontos), Paysandu (29 pontos) e São Bernardo-SP (29 pontos), que também se classificaram à segunda fase.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
A Onça-Pintada ficou no Grupo C e conseguiu a 1ª posição, com 12 pontos, superando paraenses (10 pontos), cariocas (10 pontos) e paraibanos (três pontos). Com a campanha, os times do norte brasileiro conseguiram o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Como liderou sua chave, o Aurinegro ainda se garantiu na finalíssima da Terceirona, para encarar o Brusque, o 1º colocado do Grupo B. No jogo de ida, na Arena da Amazônia, os times empataram sem gols (0 a 0), mas na volta o Amazonas venceu (1 a 2), no Estádio Augusto Bauer, e se sagrou campeão.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
Na campanha, a equipe amazonense acumulou 14 vitórias, seis empates e sete derrotas, com 35 gols marcados e 25 sofridos, e teve o artilheiro da competição, caso de Sassá, com 18 gols bolas nas redes. O quarto clube a conseguir o acesso à segunda divisão foi o Operário-PR.
Elenco do Amazonas de 2023
Goleiros
- Edson Mardden
- Fabian Volpi
- Marcão
Laterais direitos
- Yuri Ferraz
- Patric
- Caio Hila
Zagueiros
- Thiago Spice
- Jackson
- Maycon
- Alison
- Victor Sallinas
- Luís Gustavo
Laterais esquerdos
- Charles
- Renan Castro
Volantes
- Phillipe Guimarães
- Jorge Jiménez
- Júlio Rusch
- Italo
- Diego Fumaça
- Adriano Maldinni
- Robertinho
Meias
- Rafael Tavares
- Guilherme Xavier
- Vini Locatelli
- Foguinho
- Diego Torres
- Delciney
- Marco Goiano
- Wanderson Gotinha
Atacantes
- Sassá
- Luan Silva
- DG
- Ruan
- Igor Bolt
- Gustavo Ermel
- Laércio
- Fernandinho
- Miliano
- Bruno Nunes
- Lucas Silva
- Léo Guerra
- Michel Renner
- Betinho
- Renatinho
Técnicos
- Rafael Lacerda
- Luizinho Vieira