Em 2022, a Seleção Galesa disputará apenas sua segunda Copa do Mundo na história. Inclusive, fazia 64 anos desde a única participação, que aconteceu em 1958, na Suíça, edição em que o Brasil conquistou o primeiro dos cinco mundiais.
Na ocasião, “Os Dragões” realizaram uma boa campanha. Primeiro, avançou em 2º no Grupo 3, com cinco pontos, empatado com a líder e anfitriã Seleção Sueca, mas atrás nos critérios de desempate. Nas quartas de final, no entanto, a adversária foi a Seleção Brasileira.
O resultado foi a vitória brasileira (1 a 0), com gol de ninguém menos que o até então garoto Pelé, que foi seu primeiro em Copas. Desde então, País de Gales não conseguiu mais voltar à Copa do Mundo antes de 2022, mesmo tendo grandes jogadores ao longo dos anos, o mais famoso deles Ryan Giggs, lenda do Manchester United, da Inglaterra.
Quem comandou o retornou histórico foi outro craque, Gareth Bale, que por muitos anos esteve entre os melhores do mundo vestindo a camisa do poderoso Real Madrid, da Espanha. Entretanto, meses antes do Mundial do Catar, o atacante acertou com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
No clico até a Copa do Mundo, a Seleção Galesa disputou competições continentais. Na Nations League, a Liga das Nações, estavam na Liga B, uma espécie de segunda divisão do torneio europeu, e não foram bem. Os galeses ficaram em 2º no Grupo 4, com seis pontos, atrás da Dinamarca, com oito, e da Irlanda, que somou apenas dois. Apenas o 1º avançava.
Chegando na edição seguinte, “Os Dragões” fizeram diferente. Desta vez, ficaram na liderança do Grupo 4, com 16 pontos, à frente de Finlândia (12 pontos), Irlanda (três pontos) e Bulgária (dois pontos). Com a colocação, conseguiu o acesso à Liga A da Liga das Nações seguinte, que está em andamento. A Seleção Galesa, porém, não se saiu bem na competição, já que terminou na lanterna do Grupo 4, com apenas um ponto, o que lhe rendeu a queda à Liga B. Holanda (16 pontos), Bélgica (10 pontos) e Polônia (sete pontos), completaram a chave.
Os galeses disputaram também a Eurocopa de 2021, na Inglaterra, e protagonizaram uma campanha até interessante. Precisamente, ficaram no Grupo A do torneio, ao lado de Itália, Suíça e Turquia e avançaram ao mata-mata em 2º, com quatro pontos, atrás dos italianos, com 10, que viriam a ser campeões. Porém, o sonho galês acabou nas oitavas de final com uma goleada para a Dinamarca (4 a 0).
Nas eliminatórias Europeias, “Os Dragões” conseguiram a classificação na base da emoção. Inicialmente, ficaram na 2º posição do Grupo E, com 15 pontos, atrás da Seleção Belga, com 20, e à frente de República Tcheca (14 pontos), Estônia (quatro pontos) e Belarus (um ponto). Com isso, disputou a vaga na Copa do Mundo 2022 na repescagem.
O adversário na semifinal foi a Áustria e os galeses com um placar apertado (2 a 1). Na fase final, tiveram a Ucrânia pela frente. Embora houvesse um apelo internacional para que a Seleção Ucraniana avançasse por todo o contexto da guerra contra a Rússia, a Seleção Galesa venceu (1 a 0), com gol contra anotado por Yarmolenko, e se classificou ao Mundial diante de mais de 60 mil torcedores em Cardiff City.
País de Gales é comandado por Robert Page, que começou como interino e assumiu o cargo de técnico após o escândalo envolvendo Ryan Giggs. O ex-atleta, que estava à frente da seleção desde janeiro de 2018, foi acusado de causar danos corporais a duas mulheres, uma delas sua namorada e, em meio a isso, acabou desligado em abril do ano passado.
Classificada, a Seleção Galesa está situada no Grupo B da Copa do Mundo de 2022, ao lado de Inglaterra, Estados Unidos e Irã. Analisando os adversários, embora a Seleção Inglesa seja a favorita, os galeses são os mais cotados para pegar, teoricamente, a segunda vaga para o mata-mata.
Elenco da Seleção Galesa de 2022
Goleiros
- Robert Hennessey
- Danny Ward
- Adam Davies
Laterais direitos
- Neco Williams
- Chris Gunter
Zagueiros
- Ben Davies
- Tom Lockyer
- Joe Rodon
- Chris Mepham
- Ben Cabango
Laterais esquerdos
- Connor Roberts
Volantes
- Ethan Ampadu
- Joe Allen
- Matt Smith
- Joe Morrell
Meias
- Aaron Ramsey
- Jonathan Williams
- Dylan Levitt
- Rubin Colwill
Atacantes
- Gareth Bale
- Harry Wilson
- Daniel James
- Kieffer Moore
- Brennan Johnson
- Mark Harris
- Sorba Thomas
Técnico
- Robert Page