Não resta a menor dúvida que os Estados Unidos é uma das maiores potências do esporte mundial, vencedor em diversas modalidades, mas o futebol, ou “soccer”, como é conhecido por lá, não é o forte na Terra do Tio Sam.
Isso quando o assunto é o masculino, já que o feminino é tradicional e coleciona muitos títulos. Porém, os homens não se saem tão bem assim, o que tentarão mudar pelo menos parcialmente na Copa do Mundo 2022 no Catar.
Será a 11ª participação dos Estados Unidos em Copas do Mundo, isso depois de não se classificar para a Rússia em 2018. A melhor campanha americana ocorreu justamente na primeira edição do Mundial, em 1930, no Uruguai, ficando na 3ª colocação após ser goleada pela Argentina (6 a 1).
A efeito de curiosidade, a Seleção Estadunidense ficou mais de 40 anos fora de mundiais, entre 1954 e 1986, e disputou seis edições consecutivas entre 1990 e 2014. Desde 2018, os ianques são comandados pelo ex-zagueiro Gregg Berhalter, que tem feito um grande trabalho.
Nesse ciclo para a Copa do Mundo, disputou competições continentais. Na Copa Ouro CONCACAF de 2019, os estadunidenses ficaram com o vice-campeonato para o México (1 a 0). Entretanto, na edição seguinte, ano passado, a Seleção Estadunidense deu o troco sobre os mexicanos (1 a 0) e se sagrou campeã.
Quanto a Liga das Nações da CONCACAF, que teve sua primeira edição em 2019/2020, os Estados Unidos foram campeões e novamente sobre a Seleção Mexicana, acumulando seu segundo título no ciclo para o Mundial do Catar. Atualmente, está rolando a edição 2022/2023 da competição e os americanos querem o bicampeonato.
Sobre as Eliminatórias da CONCACAF para a Copa do Mundo 2022, os norte-americanos se classificaram na 3ª posição, com 25 pontos, atrás de Canadá e México, ambos com 28. Garantidos, os Estados Unidos estão situados no Grupo do Mundial, acompanhado de Inglaterra, Irã e País de Gales.
Elenco da Seleção Estadunidense de 2022
Goleiros
- Ethan Horvath
- Matt Turner
- Sean Johnson
Laterais direitos
- DeAndre Yedlin
- Shaquell Moore
- Sergiño Dest
- Joe Scally
Zagueiros
- Cameron Carter-Vickers
- Aaron Long
- Tim Ream
- Walker Zimmerman
Laterais esquerdos
- Antonee Robinson
Volantes
- Tyler Adams
- Kellyn Acosta
Meias
- Weston McKennie
- Brenden Aaronson
- Giovanni Reyna
- Yunus Musah
- Cristian Roldán
- Luca de la Torre
Atacantes
- Christian Pulisic
- Josh Sargent
- Timothy Weah
- Jesus Ferreira
- Haji Wright
- Jordan Morris
Técnico
- Gregg Berhalter