Talvez muitos não se lembrem, mas a Seleção Brasileira conseguiu seu bicampeonato da Copa do Mundo, em 1962, no Chile, vencendo a Seleção da Tchecoslováquia na final. Na época, era um país, situado na Europa Central, mas que se dividiu entre República Tcheca e Eslováquia no ano de 1993.
Os países estavam unidos desde 1918. Em 62, os tchecoslovaco disputavam sua quinta edição de Mundial, sendo que antes estiveram em 1934, 1938, 1954 e 1958, com o feito de chegar à final na primeira participação, na Itália, mas a Tchecoslováquia foi superada na decisão pela anfitriã do torneio (2 a 1).
Nas outras edições até então, os europeus ficaram nas quartas de final em 38, sediada na França, e caiu ainda na primeira fase em 54, na Suíça, e em 58, na Suécia. Quatro anos depois, a Seleção da Tchecoslováquia alcançou sua segunda e última final de Copa do Mundo, mas teve pela frente um adversário poderoso.
Antes de qualquer coisa, aqui vai um contexto da campanha tchecoslovaca. Inicialmente, ficou na 2ª colocação do Grupo 3, com três pontos, atrás do Brasil (cinco pontos), e à frente de México (dois pontos) e Espanha (dois pontos). Nas quartas de final, a seleção europeia superou a Hungria (1 a 0) e, na semifinal, despachou a Iugoslávia (3 a 1).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Com isso, a Seleção Tchecoslovaca se classificou à final para encarar o Brasil. Do lado brasileiro, Pelé não estava mais por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda que teve justamente no duelo com os tchecoslovacos na fase de grupos. Na ocasião, as seleções empataram sem gols (0 a 0), pela segunda rodada, e o “Rei do Futebol” teve que ser substituído aos 27 minutos do primeiro tempo.
O astro havia balançado as redes na estreia com vitória sobre os mexicanos (2 a 0). Zagallo anotou o outro gol. Sem o maior de todos os tempos, coube a Mané Garrincha assumir o posto de craque da Amarelinha e não decepcionou. O ponta-esquerda fez uma grande Copa do Mundo, anotou quatro gols, mas nenhum deles na decisão.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
No duelo decisivo entre as seleções, quem levou a melhor foi a Seleção Brasileira (3 a 1), com gols de Amarildo, que substituiu Pelé, Zito e Vavá. O único gol da Tchecoslováquia foi marcado por Josef Masopust, uma lenda do futebol do país. Com o resultado, o Brasil levou sua segunda Jules Rimet, enquanto os europeus amargaram o segundo vice-campeonato em Copas do Mundo.
Eurocopa de 1960
Na caminhada até a Copa do Mundo de 1962, a Tchecoslováquia disputou a Eurocopa de 1960, na França, a primeira edição do torneio. Na época, as seleções disputavam fases eliminatórias até definir os quatro semifinalistas. Alemães, italianos, espanhóis e entre outros decidiram não participar da Euro.
Os tchecoslovacos chegaram à semifinal, mas antes passaram pela fase preliminar, primeira fase e quartas de final. França, Iugoslávia e União Soviética foram outros semifinalistas. A Seleção Tchecoslovaca não conseguiu a vaga na final, já que perdeu para os soviéticos (3 a 0), que viriam a ser campeões em seguida sobre os iugoslavos (2 a 1). O prêmio de consolação da Tchecoslováquia veio com a conquista do 3º lugar, ao vencer os anfitriões (2 a 0).
Eliminatórias Europeias
Para garantir vaga no Mundial do Chile, a Tchecoslováquia, como de praxe, precisou disputar as Eliminatórias Europeias. A classificação aconteceu de forma apertada, com a liderança do Grupo 8, com seis pontos, mas a 2ª colocada, Escócia, também conseguiu a mesma pontuação, e foi superada apenas no saldo de gols.
Os tchecoslovacos estavam com saldo positivo de 11, enquanto os escoceses três. O que foi fundamental para o êxito da Seleção Tchecoslovaca foi uma goleada justamente sobre a Seleção Escocesa (4 a 0), além de um ‘atropelo’ sobre a Irlanda (7 a 1), a outra seleção que completava a chave e encerrou com nenhum ponto somado.
Elenco da Seleção da Tchecoslováquia de 1962
Goleiros
- Viliam Schrojf
- František Schmucker
- Pavel Kouba
Laterais direitos
- Jan Lála
Zagueiros
- Ján Popluhár
- Svatopluk Pluskal
- Jiří Tichý
- Jozef Bomba
Laterais esquerdos
- Ladislav Novák
Volantes
- Josef Masopust
- Titus Buberník
Meias
- Tomáš Pospíchal
- Andrej Kvašňák
- Jozef Štibrányi
- Vladimír Koiš
Atacantes
- Adolf Scherer
- Josef Kadraba
- Jaroslav Borovička
- Josef Jelínek
- Pavol Molnár
- Václav Mašek
- Jozef Adamec
Técnico
- Rudolf Vytlačil
VEJA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1962 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!