Campeã em 1934 e 1938, a Seleção da Itália chegou na Copa do Mundo de 1970 sonhando com o tricampeonato. Para isso, teria que superar o trauma da última participação, em 1966, quando sequer passou da fase de grupos. Na ocasião, os italianos ficaram pelo caminho em uma chave com União Soviética, Coreia do Norte e Chile.
Precisamente, a “Azzurra” somou apenas dois pontos, ficando atrás dos soviéticos (seis pontos) e norte-coreanos (três pontos), e à frente apenas dos chilenos (um ponto). A saída precoce do Mundial da Inglaterra rendeu uma grande reflexão no futebol italiano, começando pela demissão do técnico Edmondo Fabbri. Para a função, chegou Ferruccio Valcareggi.
A Copa do Mundo de 70 foi a sétima disputada pela Seleção Italiana. Antes, havia ficado de fora apenas das edições de 1930 e 1958. Inicialmente, a Itália alcançou a 1ª colocação no Grupo B, com quatro pontos, superando Uruguai (três pontos), Suécia (três pontos) e Israel (dois pontos). Nas quartas de final, a Seleção da Itália goleou os anfitriões (4 a 1) e chegou à semifinal para encarar a Alemanha.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Os alemãs contavam com craques como o Gerd Mueller e Franz Beckenbauer, o primeiro que terminou o torneio como artilheiro com 10 gols. Era esperado um grande confronto, entre um poderoso ataque e uma resistente defesa, e assim aconteceu. Mesmo tendo levado três gols, o que não de costume, a “Azzurra” superou a Seleção da Alemanha (4 a 3) e avançou à final.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Para o azar o italiano, o adversário na decisão era ninguém menos que o Brasil, que assim como a Itália buscavam o tricampeonato mundial, e tinha à disposição grandes astros, como Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto Torres e Rivelino. Além da qualidade individual, o coletivo funcionava muito bem e o resultado não poderia ser diferente. Em ótima exibição, a Seleção Brasileira goleou a Itália (4 a 1) e foi mais uma vez campeã da Copa do Mundo.
Eurocopa de 1968
No ciclo de quatro anos antes do Mundial, a Seleção da Itália disputou a Eurocopa de 1968, jogando em casa. Diferente das edições mais recentes, o torneio começou em 1966, seguiu em 1967, até a fase final em em 68. Com excelente campanha, os italianos chegaram à semifinal para encarar a União Soviética. O jogo terminou empatado sem gols com a bola rolando (0 a 0), entre tempo regulamentar e prorrogação.
Curiosamente, a vaga na decisão foi definida no ‘cara ou coroa’. Giacinto Facchetti, capitão da “Azurra”, e Albert Shesternyov, capitão soviético, se dirigiram ao vestiário. O primeiro escolheu ‘cara’, enquanto o segundo ficou com ‘coroa’, e quem levou a melhor foi a Seleção da Itália, um momento muito inusitado da história do futebol. A adversária na final, disputada em dois jogos, era a Iugoslávia, que superou a Inglaterra na outra semifinal (1 a 0). No primeiro, o empate prevaleceu (1 a 1), mas, no segundo, a Seleção Italiana venceu (2 a 0) e foi campeã da Europa pela primeira vez.
Eliminatórias Europeias
Para garantir vaga na Copa do Mundo de 1970, a Seleção da Itália precisou disputar as Eliminatórias Europeias. Presente no Grupo 3, ao lado da Alemanha Oriental e de País de Gales. Em quatro rodadas, ida e volta contra os adversários, os italianos conseguiram a 1ª colocação, com sete pontos, e carimbaram, o passaporte para o México. Os alemães ficaram em 2º (cinco pontos) e os galeses em 3º (zero ponto). Foram três vitórias e um empate da “Azurra”, com 10 gols anotados e três sofridos, saldo positivo de sete.
Elenco da Seleção da Itália de 1970
Goleiros
- Enrico Albertosi
- Dino Zoff
- Lido Vieri
Laterais direitos
- Tarcisio Burgnich
- Fabrizio Poletti
Zagueiros
- Ugo Ferrante
- Roberto Rosato
- Comunardo Niccolai
- Giorgio Puia
Laterais esquerdos
- Giacinto Facchetti
Volantes
- Mario Bertini
- Pierluigi Cera
- Giancarlo De Sisti
Meias
- Sandro Mazzola
- Gianni Rivera
- Antonio Juliano
- Giuseppe Furino
Atacantes
- Roberto Boninsegna
- Luigi Riva
- Angelo Domenghini
- Pierino Prati
- Sergio Gori
Técnico
- Ferruccio Valcareggi
VEJA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE 1970 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!