Elenco da Seleção da Croácia 2018

Em 2018, a Seleção da Croácia conseguiu sua melhor campanha em Copas do Mundo. Na Rússia, os croatas foram finalistas, contrariando todas as expectativas. Entretanto, a adversária na decisão foi ninguém menos que a França de Kylian Mbappé, Paul Pogba e N’Golo Kanté, em grande fase, que venceu e se sagrou campeã (4 a 2).
Antes disso, a Seleção Croata passeou no Grupo D do Mundial. Foram três vitórias e nove pontos somados sobre Nigéria (2 a 0), Argentina (3 a 0) e Islândia (2 a 1). Com isso, a “Vatreni” se classificou em 1º na chave, seguida dos argentinos (quatro pontos), que também avançaram, nigerianos (três pontos) e islandeses (um pontos), eliminados.
No mata-mata, os croatas não pouparam na emoção. Nas oitavas de final, superaram a Dinamarca nos pênaltis (3 a 2), após empate com a bola rolando (1 a 1). Nas quartas de final, a vítima da vez foi a anfitriã Rússia, novamente nas penalidades (4 a 3), depois de um novo empate no tempo normal e prorrogação (2 a 2). Chegando na semifinal, a Seleção da Croácia venceu a Inglaterra, desta vez nos 120 minutos (2 a 1).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Essa campanha superou a histórica de 1998, na França, quando a equipe xadrez foi semifinalista, mas perdeu para a anfitriã (2 a 1). No entanto, levou o 3º lugar diante da Holanda (2 a 1). Na época, os croatas conseguiram o feito muito graças ao talento de Davor Šuker, o artilheiro daquela edição com seis gols. Em 2018, a Seleção Croata tinha um grande elenco, destaque para Luka Modrić e Mario Mandžukić.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Curiosamente, em 98 foi a primeira participação da “Vatreni” em Copas do Mundo. Antes, o país integrava a Iugoslávia, dissolvida em 1990, que teve grandes seleções ao longo da história. Posteriormente, a Croácia passou a ser figura carimbada em mundiais, com a exceção de 2010, na África do Sul, quando não se classificou. Em 2002, na Coreia do Sul e Japão, 2006, na Alemanha, e 2014, no Brasil, sequer passou da primeira fase.
Eurocopa 2016
No ciclo de quatro anos até a Copa do Mundo 2018, a Seleção Croata teve pela frente a Eurocopa de 2016, disputada na França. Inicialmente, os croatas ficaram em 1º no Grupo D, com sete pontos, seguida por Espanha (seis pontos), Turquia (três pontos) e República Tcheca (um ponto). No mata-mata, no entanto, a equipe xadrez não foi longe. Precisamente, caiu ainda nas oitavas de final, para Portugal (1 a 0), que viria ser campeão posteriormente.
Eliminatórias Europeias
Para garantir vaga no Mundial da Rússia, a Croácia disputou as Eliminatórias Europeias e não teve facilidade. A princípio, foi 2ª colocada no Grupo I, com 20 pontos, atrás da Islândia (22 pontos), que se classificou de forma direta, e à frente de Ucrânia (17 pontos), Turquia (15 pontos), Finlândia (nove pontos) e Kosovo (um ponto), eliminadas. Com isso, os croatas precisaram da repescagem. O adversário foi a Grécia e a “Valtreni” garantiu vaga na Rússia com uma goleada em casa (4 a 1), e empate sem gols em território grego (0 a 0).
Elenco da Seleção da Croácia de 2018
Goleiros
- Danijel Subašić
- Dominik Livaković
- Lovre Kalinić
Laterais direitos
- Sime Vrsaljko
- Vedran Ćorluka
Zagueiros
- Domagoj Vida
- Dejan Lovren
- Tin Jedvaj
- Duje Ćaleta-Car
Laterais esquerdos
- Ivan Strinić
- Josip Pivarić
Volantes
- Marcelo Brozović
- Filip Bradarić
- Milan Badelj
Meias
- Luka Modrić
- Ivan Perišić
- Ivan Rakitić
- Mateo Kovačić
Atacantes
- Mario Mandžukić
- Nikola Kalinić
- Ante Rebić
- Marko Pjaca
Técnico
- Zlatko Dalić
VEJA A SELEÇÃO DA FRANÇA DE 2018 E OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO!