Em 2018, a Seleção Belga conseguiu sua melhor campanha na história em Copas do Mundo. A Bélgica realizou uma grande campanha, a princípio, com a liderança do Grupo G, com nove pontos, superando Inglaterra (seis pontos), Tunísia (três pontos) e Panamá (zero ponto). Com isso, avançou ao mata-mata com tranquilidade.
Nas oitavas de final, no entanto, o cenário mudou para os europeus, que suaram para vencer o Japão. Os asiáticos chegaram a abrir vantagem no placar (2 a 0), mas os belgas, na superação, conseguiu a virada (3 a 2) e se classificou. O adversário nas quartas de final seria ninguém menos que o Brasil. Em jogo disputado, os “Diabos Vermelhos” eliminaram o pentacampeão (2 a 1).
Com duas vitórias sobre campeãs mundiais no currículo, Seleção Inglesa e Brasileira, a Seleção da Bélgica teria outra pela frente na semifinal, mas, desta vez, levou a pior. Trata-se da França, que venceu de forma apertada (1 a 0), se classificou à final, e viria a levantar o troféu em seguida sobre a Croácia (4 a 2). Já os belgas, foram para a decisão do 3º lugar e voltaram a superar o “English Team” (2 a 0).
Portanto, essa foi a melhor colocação da seleção europeia em Copas do Mundo. Vale ressaltar que essa foi a 13ª participação da Bélgica, e antes de 2018, a campanha em destaque havia sido em 1986, no México, quando ficou em 4º. Na edição anterior à Rússia, em 2014, no Brasil, os belgas até chegaram sob boa expectativa, com jovens talentos surgindo, que mais tarde seriam importantes em 2018, mas caíram nas quartas de final para a Argentina (1 a 0).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Eurocopa e Eliminatórias
Dois anos antes da Copa do Mundo da Rússia, a Seleção da Bélgica disputou a Eurocopa de 2016, na França, mas não foi tão Longe. Inicialmente, os “Diabos Vermelhos” ficaram em 2º no Grupo E, com seis pontos, mesma pontuação da 1ª, Itália, mas ficou atrás pelo critério do confronto direto (2 a 0). Nas oitavas de final, os belgas passaram pela Hungria com facilidade (4 a 0), mas foram eliminados pela surpresa País de Gales (3 a 1), nas quartas de final.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Para chegar ao Mundial, a Bélgica trilhou um caminho quase perfeito nas Eliminatórias Europeias. Precisamente, terminou em 1º lugar no Grupo H, o que lhe rendeu a vaga direta para a Rússia. Foram 28 pontos somados, com nove vitórias, um empate e nenhuma derrota em 10 rodadas, ainda com 43 gols marcados e apenas seis sofridos. Na campanha, os “Diabos Vermelhos” aplicaram muitas goleadas, casos de Bósnia Herzegovina e Chipe, pelo mesmo placar (4 a 0), Gibraltar (6 a 0) e (9 a 0), além da Estônia (8 a 1).
Elenco da Seleção da Bélgica de 2018
Goleiros
- Thibaut Courtois
- Simon Mignolet
- Koen Casteels
Laterais direitos
- Thomas Meunier
Zagueiros
- Toby Alderweireld
- Vincent Kompany
- Thomas Vermaelen
- Dedryck Boyata
Laterais esquerdos
- Jan Vertonghen
Volantes
- Axel Witsel
- Marouane Fellaini
- Leander Dendoncker
Meias
- Kevin De Bruyne
- Youri Tielemans
- Mousa Dembélé
Atacantes
- Romelu Lukaku
- Eden Hazard
- Dries Mertens
- Thorgan Hazard
- Michy Batshuayi
- Nacer Chadli
- Yannick Carrasco
- Adnan Januzaj
Técnicos
- Roberto Martínez
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO DA BÉLGICA E DE CAMPEÃS DO MUNDO!