O rumo à Copa do Mundo de 1978 iniciou de uma forma duvidosa para a Seleção Brasileira. Nas eliminatórias começou com o treinador Osvaldo Brandão, mas acabou sendo substituído por Cláudio Coutinho.
Com o novo comandante o time não passou por dificuldade para se classificar. Ganhou quatro e empatou um dos jogos que restavam, sendo que fez 17 gols e sofreu apenas um.
Vale destacar que mais uma vez a Seleção Brasileira foi para o Mundial recheada de craques, como Emerson Leão, Zico, Reinaldo e Roberto Dinamite.
O regulamento desta edição seguiu o mesmo da edição anterior, em 1974, no México, ou seja, a primeira fase contou com 16 times separados em quatro grupos, onde os dois melhores se classificaram para a fase seguinte.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Os oito classificados foram separados em dois grupos de quatro, em que todos se enfrentaram. O melhor de cada grupo foi à final. Os que ficaram em 2° disputaram a 3° colocação geral.
O Brasil ficou no Grupo 2 junto com Suécia, Espanha e Áustria. Na estreia, ficou no empate (1 a 1) contra Suécia, com gol de Reinaldo. Na partida seguinte, mais um empate, mas dessa vez sem gols contra a Espanha (0 a 0).
A Seleção Brasileira chegou na última rodada precisando vencer, e assim o fez ao bater a Áustria (1 a 0), gol de Roberto de Dinamite, garantindo a 2° colocação.
Na segunda fase do torneio caiu no grupo de velhos conhecidos: os sul-americanos Peru, Argentina e a europeia Polônia, que havia ganhado a 3° colocação na Copa do Mundo Anterior diante da Seleção do Brasil.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Nessa etapa final o Brasil começou muito bem, venceu e jogou bem contra o Peru, ao aplicar um placar sonoro (3 a 0), gols de Zico e Dirceu duas vezes. A rodada seguinte a “Seleção Canarinha” ficou no empate (0 a 0) contra a Seleção da Argentina.
Na última rodada, o Brasil fez uma ótima exibição ao vencer a Polônia (3 a 1), gols de Nelinho e duas vezes Roberto Dinamite. Lato balançou a rede para a seleção europeia.
A Argentina jogou já sabendo do resultado da Seleção do Brasil, para se classificar precisava golear o Peru, que já estava classificado. Os “Hermanos” venceram (6 a 0), em um resultado suspeito, onde existem evidências de ter sido um jogo “combinado”. Por conta do saldo de gols a Argentina foi para a final.
Os brasileiros tiveram que se contentar com a 3° colocação mais injusta de todas as Copas do Mundo até hoje. O Brasil venceu a Itália de virada (2 a 1), gols de Nelinho e Dirceu, Causio marcou para a “Azurra”. Dessa forma, a Seleção Brasileira terminou o Mundial invicta.
Já na final a Argentina venceu a Holanda (3 a 1), com dois gols de Kempes e um do Bertoni, enquanto Nanninga balançou a rede para a seleção da Europa. Portanto, os sul-americanos se sagram campeões mundiais pela primeira vez na história.
Elenco da Seleção Brasileira de 1978
Goleiros
- Emerson Leão
- Carlos
- Waldir Peres
Laterais direitos
- Toninho Baiano
- Nelinho
Zagueiros
- Oscar Bernardi
- Amaral
- Edinho
- Abel Braga
- Polozzi
- Batista
Lateral esquerdo
- Rodrigues Neto
Volantes
- Toninho Cerezo
- Chicão
Meias
- Zico
- Rivelino
- Dirceu
Atacantes
- Zé Sérgio
- Reinaldo
- Gil
- Jorge Mendonça
- Roberto Dinamite
Técnico
- Cláudio Coutinho
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO
Duas observações: O Edinho foi convocado e jogou como lateral esquerdo
O Batista foi convocado como meio campista.
Olá, Alexandre! Tudo bem? Recebemos suas observações, verificamos e percebemos que tem toda razão. Muito obrigado pela sua contribuição, com a ajuda do nosso público construímos um acervo cada vez mais acertivo.