Na temporada 2023, a Ponte Preta disputou a Série A2 do Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano da Macaca começou de forma positiva na segunda divisão estadual. Na fase de classificação, o time conseguiu a liderança, com 36 pontos, e se garantiu na fase final.
Novorizontino (29 pontos), Noroeste (26 pontos), XV de Piracicaba (25 pontos), Portuguesa Santista (24 pontos), Velo Clube (21 pontos), Oeste (21 pontos) e Comercial (19 pontos) pegaram as outras vagas.
O Alvinegro, no mata-mata, superou Comercial e XV de Piracicaba, nas quartas de final e semifinal, o que já garantiu o retorno à primeira divisão do Paulistão. A equipe de Campinas coroou a campanha com o título, superando o Novorizontino, que também subiu, na finalíssima.
+ Siga-nos no Instagram, Twitter e YouTube para conferir mais conteúdos
Na Copa do Brasil…
Diferente do Estadual, a Ponte Preta não foi longe. com a eliminação na segunda fase, para o Brasil de Pelotas. Em jogo único, como visitante, a equipe paulista foi superada (2 a 0) e se despediu do torneio. Anteriormente, o Alvinegro havia superado o Fluminense-PI.
Fluminense-PI
Perigo na Série B
Na Série B do Campeonato Brasileiro, a Macaca voltou a fazer uma campanha negativa e correu sério risco de rebaixamento. O time terminou na 15ª colocação, com 42 pontos, apenas três a mais que o Sampaio Corrêa.
+ Considere ser apoiador no Apoie.se e participe do nosso crescimento!
A equipe maranhense foi a última rebaixada à terceira divisão, em 17º com 39 pontos. Nas 38 rodadas, a Ponte Preta acumulou nove vitórias, 15 empates e 14 derrotas, aproveitamento de 36%, com 24 gols marcados e 35 sofridos, saldo negativo de 11.
Elenco da Ponte Preta de 2023
Goleiros
- Caíque França
- Pedro Rocha
- Luan
Laterais direitos
- Maílton
- Weverton
Zagueiros
- Fábio Sanches
- Mateus Silva
- Edson Junior
- Thomás Kayck
- Thiago Lopes
- Guilherme Souza
- Castro
Laterais esquerdos
- Artur
- Júnior Tavares
- Jean Carlos
Volantes
- Felipe Amaral
- Léo Naldi
- Luiz Felipe
- Felipinho
- Samuel Andrade
- Wesley Fraga
- Souza
Meias
- Élvis
- Ramon
- Matheus Jesus
- Cássio Gabriel
- Lucas Nathan
- Mauricio
Atacantes
- Eliel
- Jeh
- Pablo Dyego
- Dudu Hatamoto
- Guilherme Pira
- Paulo Baya
- Tales
- Igor Torres
- Paul Villero
- André
- Éverton
Técnicos
- Hélio dos Anjos
- Pintado
- João Brigatti