Na temporada 2020, a Chapecoense disputou o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O ano da Chape começou de forma positiva com a conquista do Estadual. No entanto, na fase de classificação, a campanha não foi boa e o risco de rebaixamento foi real.
Para se ter uma noção, o Verdão ficou em 8º na fase de classificação, com 10 pontos, apenas três a mais que Concórdia, o 9º colocado que foi para o playoff do rebaixamento junto com o lanterna Tubarão, que somou seis.
A Chapecoense conseguiu a última vaga no mata-mata e conseguiu a recuperação. Nas quartas de final, o Verdão encarou o Avaí e se classificou com uma vitória na Arena Condá (2 a 0) e empate na Ressacada (1 a 1).
Chegando na semifinal, o adversário foi o Criciúma. Depois de uma vitória simples para cada lado (1 a 0), o finalista foi decidido nos pênaltis e a Chape levou a melhor (4 a 2). Na final, a Chapecoense encarou o Brusque e garantiu o troféu com uma vitória em casa (2 a 0) e no Augusto Bauer (0 a 1).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Na Copa do Brasil, a Chape não fez uma boa campanha. Incialmente, superou o Boavista-RJ na primeira fase (0 a 2), mas caiu para o modesto São José-RS na segunda fase. Em jogo único, os times empataram sem gols nos 90 minutos (0 a 0), e os gaúchos levaram a melhor nos pênaltis (5 a 4).
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Quanto a Série B, a história foi totalmente diferente para o Verdão. Com direito a disputa acirrada com o América-MG até o último instante, a equipe catarinense se sagrou campeã com 73 pontos somados, mesma pontuação do vice-campeão, mas levou a melhor no critério de saldo de gols (21 a 20).
Foram 20 vitórias, 13 empates e cinco derrotas, assim como o Coelho, mas com 42 gols marcados e 21 sofridos, enquanto os mineiros fizeram 43, mas levaram 23. O aproveitamento de cada um foi de 64%. Com isso, ambos os times conseguiram o acesso à primeira divisão, acompanhados de Juventude e Cuiabá, o terceiro e quarto colocados.
Elenco da Chapecoense 2020
Goleiros
- João Ricardo
- Tiepo
- Elias
Laterais direitos
- Matheus Ribeiro
- Ezequiel
- Marcos Vinícius
Zagueiros
- Luiz Otávio
- Joílson
- Derlan
- Felipe Santana
- Hiago Cena
- Kadu
Laterais esquerdos
- Alan Ruschel
- Busanello
- Rafael Santos
Volantes
- Willian Oliveira
- Ronei
- Anderson Leite
- Alan Santos
- Guedes
- Tharlis Sartori
Meias
- Vini Locatelli
- Denner
- Roberto
- Lima
- Evandro
- Régis
- Yann Rolim
- Diego Torres
Atacantes
- Paulinho Moccelin
- Anselmo Ramón
- Aylon
- Pedro Perotti
- Mike
- Felipe Garcia
- Foguinho
- Lucas Tocantins
- Bruno Costa
- Alan Grafite
- Thiago Ribeiro
- Renato
- Ari Moura
- Rone
Técnicos
- Hemerson Maria
- Umberto Louzer