Embalado pela conquista do Brasileirão da temporada passada, o Corinthians estava animado para 1999. A equipe de Marcelinha Carioca, Edílson Capetinha e agora Dida, disputou o Campeonato Paulista, o Torneio Rio-São Paulo, a Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro.
Apesar do entusiasmo, a primeira frustração veio já na pré-temporada. No Torneio Rio-São Paulo, o Timão ficou em último lugar na sua chave, que tinha São Paulo, Flamengo e Botafogo. As quatro derrotas, um empate e uma derrota desclassificaram o clube.
Na Libertadores, a equipe brasileira caiu no grupo com os paraguaios Cerro Porteño e Olímpia, além do maior rival Palmeiras. Foram quatro vitórias e duas derrotas que colocaram o Corinthians em primeiro lugar.
Nas oitavas de final, o Coringão enfrentou o Jorge Wilstermann, da Bolívia. O primeiro jogo terminou empatado e na volta, após uma goleada, os brasileiros seguiram para as quartas de final.
A próxima fase reservou um Derby Paulista. Até ali, o Palmeiras tinha feito uma campanha parecida com a do Corinthians. Ficou em segundo lugar na chave e derrotou o Vasco da Gama. Já no primeiro jogo demonstrou superioridade técnica e saiu com a vitória (2 a 0). Na volta, o Timão mostrou sua força e venceu por pelo mesmo placar (2 a 0), o que obrigou a disputa por pênaltis.
Mesmo fazendo um jogo melhor nos 90 minutos, o Corinthians foi superado nas penalidades. Marcos, goleiro do Palmeiras, defendeu as cobranças de Dinei e Vampeta e eliminou o rival. Mais tarde o arquirrival seria campeão.
Sendo disputado simultaneamente com a Libertadores, o Campeonato Paulista serviu como ‘vingança’ para os corintianos. Divididos em quatro grupos, os dois melhores de cada chave seguiam para as semifinais. Atrás do Santos, o Corinthians avançou conquistando 26 pontos. Na semifinal contra o São Paulo, uma goleada. A volta terminou em um empate, que levou o Alvinegro à final do estadual.
O destino quis e levou também o Palmeiras para a disputa. Jogando apenas com os reservas, já que iria para a decisão da Libertadores, o Alviverde perdeu para o Timão (3 a 0). A volta, com o Alviverde já campeão continental e com o Corinthians com uma larga vantagem, representou uma das maiores finais do Campeonato Paulista.
No Morumbi, até o 31 minutos do segundo o jogo estava empatado (2 a 2), até que Edílson Capetinha bateu embaixadinhas diante da torcida rival. A provocação produziu uma briga generalizada. O jogo foi encerrado e o resultado mantido. Corinthians campeão estadual de 1999.
Na Copa do Brasil, na primeira e na segunda fase, o Timão deixou pelo caminho o Ubiratan-MS e o Treze-PB, respectivamente. Chegando nas oitavas foi a vez do Coringão se despedir da competição.
O Juventude venceu os paulistas duas vezes. A primeira derrota foi no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul (2 a 0). Na volta, uma nova derrota, agora dentro de casa (0 a 1), e o Corinthians ficou fora da Copa do Brasil.
Quanto a Copa Mercosul, a equipe paulista entrou no Grupo B, ao lado de Grêmio, Independiente e Vélez Sarsfield, ambos da Argentina. Com três vitórias, um empate e duas vitórias, o Alvinegro somou 10 pontos e se classificou em 2º. Entretanto, nas quartas de final, o Corinthians caiu para o o argentino San Lorenzo, com duas derrota pelo mesmo resultado (2 a 1).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
No Campeonato Brasileiro o Alvinegro defendia o título do ano anterior e foi nele que veio a segunda alegria corintiana. Como pedia o regulamento da época, os 22 clubes jogavam em turno único. Os oito melhores seguiam para o mata-mata.
O Corinthians não decepcionou, seguiu em primeiro lugar com 44 pontos. Avançando, nas quartas passou por cima do Guarani. Na semifinal, nem um clássico Majestoso contra o São Paulo intimidou o Timão. Duas vitórias e uma vaga na decisão do Brasileirão.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
A grande final foi contra o Atlético-MG, que já tinha ficado na 7ª posição na primeira fase com 33 pontos e eliminado Cruzeiro e Vitória. Dentro de casa, o Galo fez bonito para a torcida e venceu (3 a 2). No Morumbi, na segunda partida, o Corinthians reagiu e superou o adversário (2 a 0).
Com uma vitória para cada lado, um terceiro jogo deveria desempatar. Os 90 minutos foram de tensão, com ataques para os dois lados, mas sem gols. Com o placar agregado (4 a 3), o Corinthians se consagrou campeão do Brasileirão de 1999.
Elenco do Corinthians de 1999
Goleiros
- Dida
- Nei
- Maurício
Laterais direitos
- César Prates
- Índio
- Rodrigo Chagas
- André Santos
Zagueiros
- João Carlos
- Carlos Gamarra
- Márcio Costa
- Batata
- Nenê
- Cris
- Luciano
Laterais esquerdos
- Kléber
- Sylvinho
- Augusto
Volantes
- Marcos Senna
- Amaral
- Vampeta
- Edu Gaspar
- Gilmar Fubá
- Pingo
Meias
- Marcelinho Carioca
- Ricardinho
- Freddy Rincón
- Andrezinho
Atacantes
- Luizão
- Edilson Capetinha
- Dinei
- Mirandinha
- Fernando Baiano
- Ewerthon
- Luís Mário
Técnicos
- Evaristo de Macedo
- Oswaldo de Oliveira