Foram oito anos de espera para um segundo título brasileiro do Corinthians. Dinei, o único remanescente do elenco de 1990, foi quem liderou a equipe campeã do bicampeonato brasileiro, que também disputou o Campeonato Paulista, a Copa Mercosul, o Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil.
Em janeiro, o Alvinegro disputou a primeira competição do ano, o Torneio Rio-São Paulo. Em seis jogos na fase de grupos, o Timão venceu apenas um jogo e perdeu os outros cinco. O clube ficou em último na chave e foi desclassificado.
Vindo do vexame no Rio-São Paulo, o time entrou na segunda fase do Paulista. O Corinthians liderou seu grupo e pode avançar para a semifinal do campeonato. A primeira partida terminou em um empate (1 a 1) contra o Portuguesa. A classificação para a final veio em um novo empate (2 a 2) e, graças ao critério de melhor campanha, o Coringão pode avançar.
A final do estadual aconteceu no Morumbi, diante do São Paulo. O tricolor também avançou para o mata-mata liderando seu grupo e eliminou o Palmeiras com duas vitórias nas semifinais. Estava embalado. Porém, no jogo ida, o Corinthians acabou com a animação são-paulina e venceu (2 a 1).
Na segunda parte da final do Paulista, o Alvinegro precisava apenas de um empate para se consagrar campeão. Entretanto, o São Paulo tinha Raí, contratado e inscrito entre uma partida e outra. Com um gol e duas assistências do meio-campista. Didi descontou para o Corinthians. o Tricolor foi campeão paulista de 1998 (3 a 1).
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Na Copa do Brasil, o Alvinegro eliminou o Itabaiana-SE na primeira fase. Avançando para as oitavas, o time encontrou o Cruzeiro. A primeira partida terminou com uma vitória para a equipe mineira (3 a 1). A volta representou uma nova eliminação para o Corinthians. O empate (1 a 1) deixou os paulistas pelo caminho.
O ano de 1998 marcou a primeira edição da Copa Mercosul, uma alternativa para os clubes que não conseguiam se classificar para a Libertadores. 20 clubes do continente foram divididos em cinco grupos, os primeiros de cada um avançariam para a fase mata-mata.
Numa chave com Racing, da Argentina, Olímpia, do Paraguai, e Penãrol, do Uruguai, o Corinthians terminou a primeira fase na terceira colocação. As três derrotas e os três empates tiraram o time da Copa Mercosul.
Após quatro frustrações seguidas, restava o Campeonato Brasileiro para trazer alegria aos torcedores. A primeira fase, disputada em um grupo com 24 clubes em turno único, terminou com o Corinthians líder com 46 pontos. Foram 14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Indo às quartas de final do Brasileirão, o Timão encontrou o Grêmio – que ficou com a última vaga da primeira fase, em 8ª lugar. Como pedia o regulamento da época, para avançar de fase, os times poderiam se enfrentar até três vezes. O primeiro jogo terminou com uma vitória corintiana, e logo depois uma vitória gremista. Na terceira partida, o Corinthians venceu e seguiu na competição.
A semifinal foi um clássico Alvinegro. O Santos tinha ficado na 4ª posição na primeira fase e havia eliminado o Sport. A disputa foi complicada para o Corinthians, que sofreu uma derrota na primeira partida (2 a 1), mas conseguiu uma vitória depois (2 a 0). Com um empate por (1 a 1), o Timão foi para a grande final.
O confronto contra o Cruzeiro reeditou as oitavas de final da Copa do Brasil, disputada há alguns meses. A primeira partida, no Mineirão, terminou em um empate (2 a 2). A volta foi no Morumbi, onde a torcida corintiana assistiu um novo empate. O novo empate (1 a 1) obrigou um terceiro jogo de desempate.
A um dia da véspera de Natal, os 57 mil torcedores no Morumbi assistiram um primeiro tempo com um novo empate. Faltando 20 minutos para o fim da partida, Edílson Capetinha abriu o placar e Marcelinho Carioca matou o jogo (2 a 0). Corinthians campeão brasileiro de 1999.
Elenco do Corinthians de 1998
Goleiros
- Nei
- Maurício
- Ronaldo Giovanelli
Laterais direitos
- Rodrigo Chagas
- Índio
Zagueiros
- Batata
- Cris
- Carlos Gamarra
- Márcio Costa
- Alexandre Lopes
- Célio Silva
Laterais esquerdos
- Sylvinho
- Kléber
Volantes
- Vampeta
- Amaral
- Gilmar Fubá
- Romeu
- Marcelinho Paulista
- Fernando Diniz
- Edu Gaspar
Meias
- Marcelinho Carioca
- Freddy Rincón
- Ricardinho
- Souza
Atacantes
- Edilson Capetinha
- Didi
- Mirandinha
- Dinei
- Fernando Baiano
- Renaldo
Técnico
- Vanderlei Luxemburgo
Faltou o zagueiro adilson
Boa tarde, Charlston, tudo bem? Adilson chegou ao Corinthians em 2000. Inclusive, você encontra o elenco em questão aqui no site.