Após uma ótima campanha na temporada passada, o Palmeiras chegava entusiasmado e com praticamente o mesmo time para 1994. Neste ano, o Verdão foi campeão do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro. A equipe também disputou a Copa Bandeirantes, a Copa do Brasil e a Libertadores.
Defendendo o título do ano anterior, o Palmeiras chegava favorito ao Campeonato Paulista. Desta vez, a competição seria disputada em pontos corridos com 19 clubes em turno e returno. Com 20 vitórias, sete empates e apenas três derrotas, o Alviverde foi bicampeão paulista. Foram 47 pontos (na época, uma vitória valia dois pontos) para chegar ao troféu.
Após o fim do estadual, a Copa Bandeirantes, nova foi criada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para uma disputa por uma vaga na Copa do Brasil de 1995. Os melhores times das séries A1 e A2 do Paulista foram divididos em dois grupos com 4 clubes, os dois líderes seguiam para a final.
Na sua chave com Santos, América e Nacional, o Palmeiras terminou na terceira colocação com três empates, duas derrotas e uma vitória. Os cinco pontos eliminaram o Porco. Na Copa do Brasil, com duas vitórias, o Verdão deixou pelo caminho o 4 de Julho-PI na primeira fase e seguiu na competição.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Chegando nas oitavas de final, o jogo de ida contra o Ceará, no Castelão, terminou com um empate (0 a 0). A volta, no Parque Antártica, terminou com um novo empate (1 a 1). Pelo critério de gol fora, o Palmeiras foi eliminado precocemente da Competição Nacional.
Na Libertadores, a equipe brasileira caiu num grupo delicado com Boca Juniors e Vélez Sarsfield, da Argentina, e o Cruzeiro. Com três vitórias e três derrotas, o time paulista se classificou em terceiro lugar, como autorizava o regulamento da época.
Nas oitavas de final, o Porco já encontrou outra pedreira: o São Paulo, que defendia o título de campeão. O primeiro Choque-Rei terminou com uma placar sem gols (0 a 0). Na segunda partida, dentro da casa do Tricolor, o Palmeiras perdeu e se despediu da Libertadores (2 a 1).
No Campeonato Brasileiro, mais uma taça para ser levantada. Na primeira fase, com 24 clubes divididos em quatro grupos de seis times – os quatro primeiros avançaram. O Palmeiras terminou liderando com 19 pontos. A equipe também liderou a segunda fase, em dois grupos de oito, com 11 pontos, e seguiu para o mata-mata.
Nas quartas de final, eliminou o Bahia com duas vitórias. Na semifinal, repetiu o feito e passou por cima do Guarani. A grande final do Brasileirão de 1994 reservou um dos maiores clássicos nacionais.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
O adversário foi o arquirrival Corinthians. O Timão fez uma campanha parecida com a do Palmeiras, liderou as duas fases de grupos. No mata-mata deixou para trás Bragantino e Atlético-MG.
A primeira partida da final, no Pacaembu, terminou com uma vitória alviverde (3 a 1). A volta, no mesmo estádio, mas com mando do Timão, foi uma empate com um gol para cada lado (1 a 1). Com o resultado, o Palmeiras foi campeão Brasileiro de 1994.
Elenco do Palmeiras de 1994
Goleiros
- Gato Fernandez
- Sérgio
- Velloso
Laterais direitos
- Mazinho
- Cláudio
- Gustavo
Zagueiros
- Antônio Carlos Zago
- Cléber
- Tonhão
- Ricardo Evaristo
- Alexandre Rosa
Laterais esquerdos
- Roberto Carlos
- Wágner Alves
- Biro
- Biro-Biro
Volantes
- César Sampaio
- Amaral
- Flávio Conceição
- Juari
Meias
- Freddy Rincón
- Zinho
- Rivaldo
- Macula
- Jean Carlo
- Fred Júnior
- Paulo Isidoro
Atacantes
- Edmundo
- Edílson Capetinha
- Evair
- Maurílio
- Sorato
- Magrão
Técnico
- Vanderlei Luxemburgo