Na temporada de 1993, o Palmeiras foi campeão do Campeonato Brasileiro, do Torneio Rio-São Paulo e do Campeonato Paulista. A equipe de Vanderlei Luxemburgo ainda disputou a Copa do Brasil.
Na Copa do Brasil, que começava já na pré-temporada, o Verdão deixou pelo caminho o 4 de Julho, do Piauí, após suas vitórias. Nas oitavas de final, eliminou o Vitória e avançou na competição.
Chegando nas quartas de final, o Palestra encontrou o Grêmio, que já tinha vencido o Sorriso-MT e o União Bandeirante-PR, na primeira fase e nas oitavas de final, respectivamente. Dentro de casa, o Palmeiras deixou o jogo de ida empatado (1 a 1).
Na volta, no Estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre, os 90 minutos ficaram novamente no empate (1 a 1), que obrigou a disputa por pênaltis. Os dois times acertaram todas as cinco cobranças. Nas alternadas, a primeira equipe que errasse estava fora. César Sampaio perdeu e eliminou o Palmeiras.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
Simultaneamente com a Copa do Brasil, o Campeonato Paulista deu a primeira alegria aos palmeirenses. Na primeira fase, num grupo com 16 equipes, o Verdão terminou em 1º lugar com 44 pontos.
Na segunda fase, onde os times se dividiam novamente em dois grupos com quatro equipes, o Palmeiras também liderou 13 pontos e seguiu para a final.
A primeira partida da finalíssima foi disputada no Morumbi, contra o maior rival, Corinthians. As 93 mil pessoas no estádio viram a derrota palmeirense (1 a 0).
Como pedia o regulamento, o Palmeiras precisava vencer o jogo de volta para levar a decisão para a prorrogação. E assim fez. Foi uma goleada no tempo normal e mais um gol na prorrogação para levar a taça (4 a 0). Verdão campeão Paulista de 1993.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
No Torneio Rio-São Paulo, um novo passeio sobre o Corinthians. Na primeira fase, o Alviverde ficou em primeiro lugar no seu grupo, que também tinha Portuguesa, Vasco e Botafogo.
Do outro lado da chave, o Corinthians também se classificou para a final. Um novo Derby foi marcado e o Palmeiras saiu vitorioso (2 a 0). Na partida o Verdão segurou o empate no placar sem gols e foi campeão mais uma vez naquela temporada.
Duas décadas sem vencer o Brasileirão marcava aquela disputa de 1993. Entusiasmados pelos títulos já ganhos, os jogadores palmeirenses não decepcionaram e terminaram a primeira fase (disputa dentro do grupo com oito clubes) em primeiro lugar com 22 pontos.
Seguindo para a segunda fase, os melhores das outras chaves foram novamente divididos em dois grupos de quatro times, o líder da cada iria para final. O Palmeiras liderou e seguiu para encarar o Vitória. O time baiano tinha ficado na primeira posição na primeira fase e na segunda deixou pelo caminho Corinthians, Santos e Flamengo que estavam no grupo.
Apesar da boa equipe, não foram páreos para o Alviverde. A primeira vitória foi no Fonte Nova, na Bahia (0 a 1). Na volta, no Morumbi, o Verdão mostrou de novo a superioridade técnica e venceu a partida (2 a 0) e se sagrou campeão Brasileiro de 1993.
Elenco do Palmeiras de 1993
Goleiros
- Sérgio
- Velloso
Laterais direitos
- Cláudio
- Gil Baiano
Zagueiros
- Antônio Carlos Zago
- Cléber
- Alexandre Rosa
- Ricardo Evaristo
- Tonhão
- Edinho Baiano
Laterais esquerdos
- Roberto Carlos
- Paulo Sérgio
- Jefferson
- João Luís
Volantes
- César Sampaio
- Amaral
- Juari
- Flávio Conceição
Meias
- Zinho
- Mazinho
- Jean Carlo
- Daniel Frasson
Atacantes
- Edmundo
- Evair
- Edílson Capetinha
- Sorato
- Saulo
- Maurílio
- Soares
- Magrão
Técnicos
- Otacílio Gonçalves
- Vanderlei Luxemburgo