Considerada a melhor seleção de todos os tempos em 1970, o Brasil chegou com muita moral para disputar o Mundial de 1974, no México. O cenário era favorável até porque manteve o técnico, Zagallo e várias lendas, como Tostão, Gérson e Carlos Alberto. Porém, a canarinho já não contava com o Rei Pelé, que se aposentou da seleção em 1971.
Toda a expectativa depositada na Seleção Brasileira não foi transformada em realidade, o Brasil estava muito longe de apresentar o futebol que havia praticado quatro anos antes. Elenco não era problema. Além dos jogadores citados, a equipe ainda contava com Emerson Leão, Luís Pereira, Rivellino e Jairzinho.
Em relação ao regulamento desta Copa do Mundo, foi feito um esquema totalmente novo. A primeira fase contou com 16 seleções separados em quatro grupos, onde os dois melhores se classificaram, mas a partir da etapa posterior tudo mudou.
Já não tinha mais a fase de quartas e semifinal. Os oito classificados foram separados em dois grupos de quatro, onde todos se enfrentaram. O melhor de cada grupo foi para a final. Os que ficaram em 2° disputaram a 3° colocação geral.
SIGA-NOS NO INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE PARA MAIS CONTEÚDOS!
O Brasil ficou no Grupo 2. Nos dois primeiros jogos, empatou por 0 a 0, diante a Iugoslávia e Escócia, respectivamente. Na última rodada enfrentou o Zaire (hoje em dia é a República Democrática do Congo), e finalmente conseguiu a primeira vitória (3 a 0), gols de Jairzinho, Rivelino e Valdomiro. As três seleções ficaram com quatro pontos, a Seleção Brasileira se classificou em 2° por conta do saldo de gols.
CONSIDERE SER APOIADOR NO CATARSE E PARTICIPE DO NOSSO CRESCIMENTO!
Na segunda fase, o Brasil caiu no Grupo A junto com a Holanda, a Argentina e a Alemanha Oriental. Contra os alemães, os brasileiros venceram a partida (1 a 0), gol de falta de Rivellino. A “Seleção Canarinha” também superou os “Hermanos” (2 a 1), gols de Jairzinho e Rivellino. O lendário Carrossel Holandês também venceu os dois primeiros confrontos, travando um duelo com a Seleção do Brasil pela classificação.
Ainda que a Seleção Brasileira melhorou de desempenho na segunda fase do Mundial, não foi o suficiente para passar do time de Johann Cruyff, que venceu (2 a 0), Neeskens e o craque Cruyff balançaram as redes.
O Brasil ainda disputou a 3° colocação contra a Polônia, e quem subiu no “pódio” foi a seleção europeia, que venceu o jogo (1 a 0), gol de Lato, artilheiro da Copa do Mundo com sete tentos.
A Seleção da Holanda enfrentou a Alemanha Ocidental na grande final, mas não deu para Johann Cruyff e companhia, os alemães venceram o jogo de virada (2 a 1), se consagrando bicampeã do mundo.
Elenco da Seleção Brasileira de 1974
Goleiros
- Emerson Leão
- Renato
- Waldir Peres
Laterais direitos
- Zé Maria
- Nelinho
Zagueiros
- Luís Pereira
- Marinho Peres
- Alfredo Mostarda
Laterais esquerdos
- Marinho Chagas
- Marco Antônio
Volante
- Piazza
Meias
- Leivinha
- Rivellino
- Paulo César Carpegiani
- Ademir da Guia
- Dirceu
Atacantes
- Jairzinho
- César Maluco
- Paulo Cézar Caju
- Valdomiro
- Mirandinha
- Edu
Técnico
- Zagallo
VEJA MAIS ELENCOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA E DE OUTRAS CAMPEÃS DO MUNDO