Em 2022, a Seleção Sul-Coreana disputará a Copa do Mundo pela 11ª vez na história. A melhor campanha aconteceu em 2002, edição que foi uma das sedes ao lado do Japão e terminou na 4ª colocação, feito nunca alcançado por outra seleção asiática. Na ocasião, a Coreia do Sul avançou em 1º no Grupo D, com sete pontos.
A chave foi completada por Estados Unidos (quatro pontos), Portugal (três pontos) e Polônia (três pontos). Nas oitavas de final, “Os Tigres da Ásia” surpreenderam a Itália na prorrogação (2 a 1), nas quartas de final foi a vez da Espanha, nos pênaltis (5 a 3), após empate no tempo normal (0 a 0), mas sucumbiram para a Alemanha (1 a 0) na semifinal.
Na disputa do 3º lugar, os anfitriões perderam para a Turquia (3 a 2). Vale ressaltar que a campanha da Seleção Sul-Coreana ficou conhecida pelas decisões questionáveis da arbitragem. Nas outras participações, o mais próximo que conseguiu disso foi em 2010, quando alcançou as oitavas de final e, nas oito restantes, sequer passou da fase de grupos, inclusive, em 2018.
Em compensação, na Rússia, os asiáticos fizeram história ao eliminar a Alemanha, que havia sido campeã na edição passada, em 2014, disputada em solo brasileiro. O ciclo de quatro anos dos “Diabos Vermelhos” tiveram apenas um técnico, caso do português Paulo Bento. Ele comandou os sul-coreanos em competições continentais, começando pela Copa da Ásia 2019, nos Emirados Árabes Unidos.
A Coreia do Sul conseguiu 1º lugar do Grupo C, com nove pontos, à frente de China (seis pontos), Quirguistão (três pontos) e Filipinas (zero ponto). Nas oitavas de final, passou pelo Bahrein na prorrogação (2 a 1), mas parou nas quartas de final diante do Catar (1 a 0), que viria a ser campeão na sequência. Antes disso, os coreanos conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018, vencendo o Japão na final (2 a 1).
Nas Eliminatórias Asiáticas, a Seleção Sul-Coreana entrou na segunda fase e ficou em 1º no Grupo H, com 16 pontos. Logo atrás vieram Líbano (10 pontos), Turcomenistão (nove pontos), Coreia do Norte (zero ponto) e Sri Lanka (zero ponto). Em seis rodadas, “Os Tigres da Ásia” venceram cinco, empataram uma e não perderam nenhuma, um aproveitamento de 89%, ainda com 22 gols anotados e um sofrido, saldo positivo de 21.
Chegando na terceira fase, a Coreia do Sul ficou em 2º no Grupo A, com 23 pontos, atrás do Irã (25 pontos), e à frente dos Emirados Árabes Unidos (12 pontos), Iraque (nove pontos), Síria (seis pontos) e Líbano (seis pontos). Foram sete vitórias, dois empates e uma derrota em 10 rodadas, o que rendeu um aproveitamento de 73%, com 13 gols marcados e três sofridos, saldo positivo de 10. Com isso, os sul-coreanos se garantiram na Copa do Mundo 2022, presente no Grupo H ao lado de Portugal, Gana e Uruguai.
Elencos da Seleção Sul-Coreana de 2022
Goleiros
- Kim Seung-Gyu
- Song Bum-keun
- Jo Hyeon-woo
Laterais direitos
- Kim Moon-hwan
- Kim Tae-Hwan
- Yoon Jong-gyu
Zagueiros
- Kim Min-jae
- Cho Yu-min
- Kwon Kyung-won
- Kim Young-gwon
Laterais esquerdos
- Kim Jin-Su
- Hong Chul
Volantes
- Son Jun-ho
- Jung Woo-young
Meias
- Lee Jae-sung
- Jeong Woo-yeong
- Lee Kang-in
- Hwang In-beom
- Paik Seung-ho
Atacantes
- Son Heung-min
- Hwang Hee-chan
- Hwang Ui-jo
- Na Sang-ho
- Cho Gue-sung
- Song Min-kyu
- Kwon Chang-hoon
Técnico
- Paulo Bento