Em 2022, a Seleção Tunisiana disputará sua sexta edição de Copa do Mundo, chegando como coadjuvante no Grupo D, que tem também França, Austrália e Dinamarca. Anteriormente, disputou as edições de 1978, 1998, 2002, 2006 e 2018.
Portanto, será a segunda participação consecutiva da seleção africana. Em comum, em todas não passou da primeira fase e seu principal feito foi ter sido a primeira do continente a vencer uma partida de Mundial. Aconteceu em 1978, na Argentina, quando superou o México. (3 a 1).
Na edição passada, os tunisianos entrou no Grupo G do Mundial da Rússia, junto de Panamá, Bélgica e Inglaterra. Após as três partidas, ficou na 3ª posição da chave, com três pontos, atrás da Seleção Belga (nove pontos) e da Seleção Inglesa (seis pontos), e à frente dos panamenhos (zero ponto), único oponente que a Tunísia venceu (2 a 1).
As “Águias de Cartago” fizeram um ciclo de Copa do Mundo movimentado. Na Copa Africana das Nações de 2019, disputada no Egito, a Seleção Tunisiana protagonizou uma grande campanha. Começou no Grupo E, ao lado de Mali, Angola e Mauritânia e avançou em 2º com três empates e três pontos. À frente ficaram o maleses (sete pontos), enquanto atrás sobraram angolanos (dois pontos) e mauritanos (dois pontos).
No mata-mata, a Tunísia superou Gana nos pênaltis (5 a 4) após empate no tempo normal (1 a 1). Depois, agora de forma mais tranquila, venceu Madagascar (3 a 0) e chegou na semifinal diante de Senegal. Entretanto, desta vez foi derrotado na prorrogação (1 a 0) e não alcançou a grande decisão. Na decisão de 3º lugar os tunisianos foram superados pela Nigéria.
Já na edição seguinte, em 2021, em Camarões, a Seleção Tunisiana caiu nas quartas de final. Na fase de grupos, as “Águias de Cartago” passou como um dos melhores 3º colocados, somando três pontos, atrás de Mali e Gâmbia (ambas com sete), e à frente novamente da Mauritânia (zero ponto). Nas oitavas de final, os tunisianos deram o troco nos nigerianos (1 a 0), mas caíram na fase seguinte para Burkina Faso (1 a 0).
A eliminação rendeu a demissão do técnico Mondher Kebaier e quem assumiu foi justamente o seu assistente, Jalel Kadri, que segue no comando para o Mundial. Na Copa Árabe de 2021, disputada no Catar, a Seleção da Tunísia foi muito bem. Inicialmente, esteve no Grupo B e terminou em 1º, com seis pontos, à frente de Emirados Árabes Unidos (seis pontos), Síria (três pontos) e Mauritânia (três pontos).
No mata-mata, superou Omã (2 a 1) nas quartas de final e o Egito na semifinal (1 a 0), se garantindo na decisão contra a Argélia. Entretanto, não foi desta vez que os tunisianos conseguiram o bicampeonato. Eles ganharam a primeira edição do torneio, em 1963, no Líbano. Vale Lembrar que a Tunísia também possui um título da Copa Africana das Nações, de 2004, jogando em casa.
Quanto as Eliminatórias para a Copa do Mundo, as “Águias de Cartago” entraram no Grupo B e avançaram em 1º, com 13 pontos, superando Guiné Equatorial (11 pontos), Zâmbia (sete pontos) e Mauritânia (dois pontos). Na fase final, a vaga no Mundial foi decidida contra a Seleção Malesa com dois confrontos muito equilibrados, mas a Seleção Tunisiana venceu fora (1 a 0) e segurou o empate em casa (0 a 0) para se garantir no Catar.
Elenco da Seleção Tunisiana 2022
Goleiros
- Aymen Dahmen
- Mouez Hassen
- Aymen Balbouli
- Bechir Ben Said
Laterais direitos
- Mohamed Dräger
- Wajdi Kechrida
Zagueiros
- Bilel Ifa
- Montassar Talbi
- Yassine Meriah
- Dylan Bronn
- Nader Ghandri
Laterais esquerdos
- Ali Abdi
- Ali Maâloul
Volantes
- Aïssa Laïdouni
- Ghailene Chaalali
- Ellyes Skhiri
Meias
- Hannibal Mejbri
- Ferjani Sassi
- Anis Slimane
- Mohamed Ali Ben Romdhane
Atacantes
- Youssef Msakni
- Taha Yassine Khenissi
- Seifeddine Jaziri
- Issam Jebali
- Wahbi Khazri
- Naïm Sliti
Técnico
- Jalel Kadri